.
 
 
Sustentabilidade na gestão de resíduos de saúde
 
Saúde RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


02/10/2011

Sustentabilidade na gestão de resíduos de saúde

Sindihospa apresenta case no 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental

O Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (Sindihospa) apresentou o seu case de sustentabilidade durante o 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, reuniu centenas de congressistas para o debate do tema “Saneamento ambiental: a excelência da gestão como caminho para a universalização”. 

Durante o terceiro dia do evento, o Sindihospa participou do painel “Resíduos sólidos de serviços de saúde - principais desafios para aplicabilidade das normas e legislações existentes e alternativas de superação”. O debate contou com a presença de representantes da Anvisa/Ministério da Saúde, bem como docentes da Universidade de Caxias do Sul e da Universidade Estadual de Campinas, SP.  

A professora Emília Rutkowski, da Faculdade de. Engenharia Civil da Unicamp mediou as discussões e executou a coordenação geral do painel. Na sequência, a professora Vania Schneider, do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia e do Instituto de Saneamento Ambiental da Universidade de Caxias do Sul apresentou o contexto da problemática dos resíduos de saúde e sua conseqüente ação de regramento.  

O diretor executivo do Sindihospa, Dr. Tibiriçá Rodrigues, fez inicialmente uma apresentação do perfil da Instituição, explicitando a missão, visão e valores do Sindihospa. Além disso, ressaltou que a Instituição, compromissada com o desenvolvimento do setor de saúde, vêm reforçando, ano após ano, os fóruns de discussão de assuntos estratégicos. Dentre estes, encontra-se o Comitê de Resíduos Sólidos dos Serviços de Saúde. 

Esse comitê, fundado em 2001, busca alternativas para o gerenciamento dos serviços de saúde, visando à redução de custos e a amenização do impacto ambiental desses resíduos. Atualmente, 20 instituições de saúde integram o comitê, de acordo com Tibiriçá. 

Além disso, o Diretor Executivo do Sindihospa pontuou sobre os avanços e conquistas do referido Comitê, desde a sua constituição. Tibiriçá citou o acordo para o tratamento dos Resíduos Infectantes e a Lavanderia Industrial, bem como a realização dos Fóruns Regionais sobre o Tratamento de Resíduos, ocorridos em 2007 e 2010 e também a colaboração nos grupos de trabalho da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 

Finalmente, Simone Ribas, do Núcleo de Regulação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, pontuou especificamente sobre as resoluções e normativas jurídicas que concernem à responsabilidade da gestão dos resíduos dos serviços de saúde. A especialista citou, dentre outros aspectos, os relativos ao descarte de medicamentos e ao possível reaproveitamento das próprias embalagens para reciclagem. De acordo com Ribas, a população, de um modo geral, costuma descartar fármacos vencidos de modo incorreto, sendo que, ao considerarmos que o Brasil é a oitava economia mundial com maiores vendas de medicamentos, a questão adquire maior complexidade. 

O 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental ocorreu entre os dias  25 e 29 de setembro de 2011, no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre/RS. Mais informações podem ser obtidas pelo endereço: http://www.abes-dn.org.br.

Acesse aqui o site do Sindihospa.



Autor: SIS.Saúde
Fonte: Sindihospa

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581