.
 
 
Prêmio Dr. Salvador Célia
 
Saúde RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


23/11/2011

Prêmio Dr. Salvador Célia

Prêmio que valoriza a primeira infância foi entregue em Porto Alegre

A solenidade de entrega do Prêmio Dr. Salvador Célia ocorreu durante a abertura do VIII Seminário Internacional da Primeira Infância e I do Encontro Estadual de Visitadores Domiciliares, na manhã da última quarta-feira (23), em Porto Alegre. Na ocasião, estavam presentes o Secretário Estadual da Saúde, Ciro Simoni, a primeira-dama do Estado, Sandra Genro, bem como representantes de diversas esferas do poder público e da sociedade civil. 

A psicóloga Emília Salvany, diretora da DomínioRH e assessora do Sindihospa foi uma das juradas do prêmio. Emília comentou que o prêmio homenageia e consolida a histórica caminhada do psiquiatra Salvador Célia em defesa da primeira infância. Ela ressaltou que a perspectiva adotada pelos jurados na seleção dos trabalhos contemplou a adequação da proposta ao público de interesse (de zero a seis anos), a criatividade e também a qualidade e estrutura da escrita. "Todos os trabalhos foram lidos e debatidos por uma Comissão, integrada por psicólogos, educadores, gestores e representantes das equipes de visitação", ressaltou. Além disso, a psicóloga enfatizou a qualidade de todas as propostas apresentadas. "Os trabalhos avaliados mostram um contexto positivo da atenção à primeira infância, fato que deve ser divulgado e estimulado. Essas pessoas [os visitadores domiciliares] têm, realmente, feito a diferença, razão pela qual merecem todo o nosso respeito e admiração", concluiu.

O Secretário Estadual da Saúde, Ciro Simoni, comentou sobre a perspectiva adotada no governo, que concebe que o ser humano deve ser acompanhado e protegido desde o ventre materno. Simoni referiu, todavia, que as diversas políticas devem ser ampliadas cada vez mais, em parceria com os mais variados setores da sociedade. O sucesso dessas políticas depende não apenas do desejo do gestor, mas também da assistência, dedicação e competência dos cidadãos, afirmou Simoni. 

Nesse sentido, Lenore Yafee, da Organização dos Estados Americanos (OEA) lembrou que o Estado do Rio Grande do Sul é um modelo e um grande parceiro na implantação de políticas públicas de atenção à saúde durante a infância ao redor do mundo, sobretudo em economias menos desenvolvidas e com acentuada desigualdade. "O bem-estar e o desenvolvimento integral na primeira infância, desde a gestação até o ingresso na educação primária, assim como a ampliação das oportunidades de aprendizagem, não devem depender de um único governo, mas sim enquanto um compromisso político entre os partidos políticos envolvidos", destacou.

Atrações 
No Salão de Atos da PUCRS, em frente ao auditório onde ocorreu o seminário, o visitante encontrou a mostra fotográfica  "Rio Grande do Sul: olhares, gestos e sonhos", coordenada pela primeira-dama e equipe do gabinete.  O evento conta ainda com a participação de assessores da fundação holandesa Bernard van Leer, assim como da Organização dos Estados Americanos (OEA). A atividades prosseguem até a próxima quinta-feira (24), com participações de palestrantes nacionais e internacionais, que abordam temáticas como a antropologia da família, o cuidado à gestante, a visitação domiciliar, entre outros.

Sobre o Programa Primeira Infância Melhor (PIM) - Criado no ano de 2003, o PIM integra a política de atenção às criança de zero a seis anos do Estado do Rio Grande do Sul. É coordenado pela Secretaria Estadual da Saúde e conta com o apoio das Secretarias Estaduais da Educação, Cultura, Trabalho e Desenvolvimento Social.

Imagens

 Ciro Simoni  Solenidade de abertura
 Credenciamento  Lenore Yafee
 Entrega de prêmios  Plateia
 Agradecimento aos integrantes da comissão avaliadora  Familiares e amigos do Dr. Célia
 Emilia Salvany  Entrega de prêmios
 Exposição   Exposição

 



Autor: Redação
Fonte: SIS.Saúde

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581