.
 
 
Psicopatologia: história, abordagens e perspectivas
 
Saúde RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


04/12/2011

Psicopatologia: história, abordagens e perspectivas

XVII Jornada do Prontopsiquiatria debateu temas importantes no campo da saúde mental

No último sábado (26), ocorreu em Porto Alegre a XVII Jornada do Prontopsiquiatria, reunindo diversos profissionais que atuam no âmbito da saúde mental. Na visão do diretor técnico do Prontopsiquiatria, Dr. Luiz Antonio Saint Pastous Godoy, o evento foi pensado sob a perspectiva de produzir, no âmbito da Clínica, conhecimento científico. "Desse modo, ao longo de 17 anos, o encontro vem se destacando e se renovando a cada ano, ocupando um lugar central na agenda acadêmica de Porto Alegre", destacou. 

 

Evento já é destaque na agenda acadêmica de Porto Alegre

Segundo o médico psiquiatra, Rogério Rocha, diretor técnico do Centro Interdisciplinar de Saúde Mental - Cisame e do Prontopsiquiatria, os temas propostos para a discussão - as abordagens atuais em psicopatologia - são de importância basal aos profissionais da saúde mental. 

Na sequência, o Dr. Donaldo Schüler sublinhou alguns aspectos históricos importantes para a conceitualização da psicopatologia. Ele integrou a mesa-redonda intitulada "Introdução e História da Psicopatologia", composta ainda pelos psiquiatras Raul Iserhard e Walmor Piccinini. Conforme Schüler, a fenomenologia, enquanto disciplina que concebe o ser humano como um ser responsável pela construção da realidade, opõe-se ao empirismo uma vez que carrega a proposta de estudar compreensivamente a consciência.

O Dr. Walmor Piccinini resgatou que, na psiquiatria, a fenomenologia assumiu significado equivalente ao conceito de psicopatologia. Ademais, pontuou que, conforme as épocas, os conceitos relacionados à doença mental variam. Dessa maneira, os estados mentais e as condições clínicas devem ser analisadas à luz do maior número possível de fontes. Nesse sentido, o psiquiatra Dr. Raul Iserhard, finalizou o debate comentando "cabe ao clínico descrever com precisão o sintoma, examinar com minúcia a história de vida da paciente, pensando, organizando e classificando esse corpo que possui a doença". Esse trabalho complexo, na visão do especialista, diferenciam o psiquiatra do psicopatólogo, uma vez que este obedece apenas as regras gerais, enquanto aquele busca compreender a complexa relação entre essência e existência humana.

Além disso, os participantes da XVII Jornada do Prontopsiquiatria acompanharam o debate do tema “Mudanças na Psicopatologia e no Diagnóstico”, coordenado pela Dra. Vilma Rodriguez e tendo como debatedores o Dr. Carlos Alberto Sampaio Martins de Barros e o Dr. Pedro Prado Lima. Do mesmo modo, a  reflexão acerca do "Diagnóstico Categórico X Diagnóstico Diferencial”, coordenada pelo Dr. Tiago Cardinal, contou com a presença do médico psiquiatra Dr. Luiz Carlos Coronel, Dr. Ellis D'Arrigo Busnello e do Dr. Ruben de Souza Menezes. 

 Mesa de abertura  Plateia
Donaldo Schüler Livros arrecados através das inscrições irão para a biblioteca da Unidade de Internação em Dependência Química

 

Unidades CISAME (Clique e amplie)

Sobre a CISAME: O CISAME possui quatro unidades, em operação nas cidades de Porto Alegre, Gravataí e Novo Hamburgo. Dispõe de atendimentos em regime de internação e ambulatorial, bem como conta com completa equipe de médicos, psicólogos, terapeutas educacionais, enfermeiros e demais profissionais para o adequado atendimento em saúde mental. Além disso, oferece diversos serviços especializados, como psicoterapia individual e de casal, psicoterapia familiar, exame psicodiagnóstico, avaliação neuropsicológica, entre outros. Mais informações através do e-mail cisame@cisame.com.br.

 

 


Autor: Redação
Fonte: SIS.Saúde

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581