.
 
 
DESTAQUE: 2º dia da 98ª Conferência da OIT, Suíça
 
Destaques
 
     
   

Tamanho da fonte:


02/06/2009

DESTAQUE: 2º dia da 98ª Conferência da OIT, Suíça

Confira! Alexandre Zanetti, advogado, diretamente ao Sis.Saúde

Dr. Zanetti na plenária da OIE

 

Plenária da OIE

 

Reunião com a Embaixadora da ONU, Maria Nazareth Farani Azevedo

 

Dr. Zanetti (à esquerda) com a Embaixadora da ONU, Maria Nazareth Farani Azevedo

Clique nas fotos para ampliá-las

 

Ontem (01), o Sis.Saúde iniciou a transmissão de informações relevantes e interessantes repassadas pelo advogado Alexandre Venzon Zanetti, Assessor Jurídico da Confederação Nacional da Saúde (CNS) e da Federação dos Hospitais do Rio Grande do Sul (FEHOSUL), sobre a 98ª Conferência Internacional do Trabalho de 2009, em Genebra, Suíça.

Clique aqui para conhecer o primeiro dia dessa Conferência no comentário de Dr. Zanetti.

Hoje (02), Dr. Zanetti comenta sobre o segundo dia dessa Conferência. Diariamente, informações a respeito serão colocadas na área de “Destaques” deste Portal.

Segundo dia da 98ª Conferência Internacional do Trabalho de 2009

Embora a abertura oficial da 98ª Conferência Internacional do Trabalho (OIT) aconteça somente no dia 03, hoje (02) já participamos de atividades.

Primeiro, o credenciamento, que estava em local de difícil acesso e causou muita dificuldade às delegações. Precisamos perguntar a várias pessoas e, finalmente, conseguimos uma que nos levasse até o local. Embora todo o profissionalismo de receber cerca de 3.000 pessoas, o local estava indicado por placas escritas à mão...; e o local indicado, por um quadro branco escrito com pincel atômico... Os mesmos que usamos em aula. Incrível.

Uma vez credenciado, imediatamente ingressei na delegação de empregadores, na reunião da Organização Internacional dos Empregadores (OIE). O dia foi de reuniões administrativas, acerto de contas, aprovação de orçamento, etc.

Houve também a eleição da nova diretoria, e o Dr. Dagoberto Godói, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), foi eleito para o conselho da América Latina.

A OIT preocupa-se com o trabalhador e sua possibilidade de trabalho com dignidade, e dentro dessa grande organização é que a OIE atua, para mostrar as dificuldades dos empregadores nessa complexa relação entre trabalhador e empregador.

Após as solenidades e eleição da nova mesa, conselho e diretoria, a OIE tratou de firmar diretrizes para os participantes delegados dos empregadores na convenção.

A grande preocupação, referente ao trabalho em si, é dirigida para o continente Africano, dito como o mais defasado em termos de legislação e condições de trabalho.

A discussão que predomina, aqui, diz respeito à crise econômica, e o que esta afeta o cotidiano, a geração de empregos e a necessidade de se fazer acordos para tratar da crise nas diferentes realidades dos países. É consenso que a OIT deve ter uma reação à crise e saber qual será o caminho, o que se deve fazer para privilegiar o social neste momento, porém, de forma responsável e sustentável.

Nesta reunião, houve a divisão das comissões de trabalho, e eu passei a integrar a comissão AIH/AIDS, relacionada à saúde.

De qualquer forma, transitarei pelas outras comissões, a que tratará da crise e a das diferenças sociais para poder transmitir o máximo de informações.

A atenção com a crise é muito grande... Lá pelas tantas, a mesa diretora disse que será realizado um esforço para que a discussão não permaneça exclusivamente em torno desse tema, em detrimento dos demais. Contudo, os que não tratarão da crise econômica serão periféricos. O tema central, certamente, será este momento em que o mundo passa e a grande preocupação com a manutenção e geração dos postos de trabalho.

A delegação brasileira foi convidada para participar da reunião preparatória com Embaixadora (assim denominado por ela) da missão brasileira, Maria Nazareth Farani Azevedo, que é representante permanente do Brasil nas Nações Unidas (ONU).

Também estavam presentes os membros do governo brasileiro, representantes dos empregados e empregadores, debatendo a participação de nosso país na Convenção e sua importância.

Foi a primeira vez que esse procedimento foi adotado, o que deixou os presentes motivados para os trabalhos que iniciam amanhã, quando da abertura oficial, que ocorrerá por volta das 10 horas do horário local, 5 horas a mais que o Brasil.

A Embaixadora também mencionou a crise como centro das discussões, chegando a dizer que “essa conferência é extraordinária por causa da crise econômica”.

A delegação brasileira foi convidada para um “cocktail”, como se escreve aqui, na residência da Embaixadora, no próximo dia 16.

Ela também confirmou que o Presidente Lula discursará, no dia 15, em duas oportunidades: às 11 horas, no conselho de Direitos Humanos; e por volta do meio-dia, na plenária da Convenção da OIT.

Para salientar, Genebra tem um serviço de transporte público que é um show, verdadeiramente espetacular, elogiado por todos. Embora, também apresente seus problemas de congestionamentos.

O Tempo aqui esta ótimo, céu azul, limpo, e em média 22 graus.

Abraço a todos,

Alexandre Zanetti

 

 

 


 


Autor: Alexandre Zanetti
Fonte: SIS.Saúde

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - cj 1101- Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581