.
 
 
Oferta de material para controle de diabetes é ampliada
 
Saúde RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


24/02/2012

Oferta de material para controle de diabetes é ampliada

Testes feitos em unidades de saúde verificam índices de açúcar no sangue

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ampliou a oferta de material aos portadores de diabetes que utilizam a rede de saúde pública. Agora, para fazer em casa o monitoramento dos níveis de açúcar no sangue (glicemia), além dos pacientes com diabetes tipo 1 e mulheres com diabetes na gravidez, as pessoas que têm o diabetes tipo 2 também podem receber o serviço, desde que necessitem de insulina (hormônio que regula a glicemia) de ação rápida e de ação lenta. Os pacientes que precisam de apenas um dos tipos de insulina, mas são transplantados ou têm mais de 65 anos, também podem solicitar o material.

Essa facilidade está garantida por uma portaria assinada pelo secretário municipal de Saúde, Carlos Henrique Casartelli. “Com a possibilidade de mais pessoas fazerem o monitoramento do diabetes em casa, estamos fortalecendo e qualificando o controle e investindo na melhor qualidade de vida desses pacientes”, afirma o secretário.

São fornecidos aos beneficiários do Sistema Único de Saúde (SUS) aparelhos glicosímetros (para medir a concentração de glicose no sangue), tiras reagentes para verificação de glicemia capilar, seringas e lancetas descartáveis para punção. A retirada é feita na unidade de saúde de referência do usuário, que é determinada conforme a região onde ele reside.

Como se cadastrar - Para obter os equipamentos, o requerente deve apresentar ao Núcleo de Expediente da Secretaria Municipal de Saúde (avenida João Pessoa, 325, térreo) o laudo médico com a CID-10 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde), atestando tratar-se de paciente portador de diabetes mellitus e em tratamento com insulina, receita médica indicando o tipo de insulina utilizada, dose administrada e horários de aplicação. Esses documentos devem ser emitidos por serviços próprios do SUS ou por serviços conveniados do sistema. É preciso apresentar ainda comprovante de residência e cópias da carteira de identidade e do cartão SUS.  

Ao encaminhar a solicitação junto ao Núcleo de Expediente da SMS, o paciente recebe um número de protocolo para acompanhar o andamento do processo pelo telefone 156 (serviço de informações da prefeitura de Porto Alegre, com ligação gratuita). Depois de passar a receber o serviço, o usuário se responsabiliza pelo descarte adequado do material. Para isso, deve acondicionar o que já foi usado em um frasco rígido e entregar na unidade  de saúde de referência. Seringas e agulhas nunca devem ser compartilhadas, por causa do risco de contaminações – principalmente pelo vírus HIV (que leva a pessoa a desenvolver Aids) e por hepatites.

Acompanhamento - O diabetes mellitus (DM) é uma doença que se manifesta pelo aumento anormal da taxa de açúcar no sangue, em consequência da produção ou ação deficiente da insulina. Essa disfunção é uma das principais causas de insuficiência renal, problemas cardiovasculares, deficiência visual e amputação de membros inferiores. Por isso, os portadores necessitam de acompanhamento profissional permanente. Quem deseja verificar a sua taxa de glicemia para saber se está com diabetes ou em risco de desenvolver a doença pode fazer o teste em uma das Unidades Básicas de Saúde.   

Foto: Cristine Rochol PMPA


Autor: Rui Felten
Fonte: Portal PMPA
Autor da Foto: Cristine Rochol/PMPA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581