.
 
 
Atendimento a dependentes químicos em Porto Alegre é ampliado
 
Destaques
 
     
   

Tamanho da fonte:


16/06/2009

Atendimento a dependentes químicos em Porto Alegre é ampliado

Centro de Saúde do IAPI recebe investimentos da Prefeitura Municipal e Hospital Mãe de Deus

Foram inaugurados na tarde de ontem, 15, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPSad) e o Pronto-Atendimento Psiquiátrico, ambos no Centro de Saúde IAPI. A iniciativa da prefeitura, em parceria com o Hospital Mãe de Deus, amplia a oferta de tratamento para dependentes químicos da Capital com 17 novos leitos.

  

(Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre / Agência POA Multimídia)

Durante o ato de inauguração dos novos espaços, o prefeito José Fogaça agradeceu o apoio da instituição e destacou as ações da prefeitura para enfrentar a questão da dependência química. "Estamos inaugurando novo momento na história da saúde pública em Porto Alegre. Cada novo passo é uma conquista e a certeza de que estamos caminhando na direção certa", afirmou.

Confira as fotos do evento (clique para ampliar):

 
 Prefeito José Fogaça na solenidade de Inauguração do Plantão de Emergência em Saúde Mental e do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas IAPI.
Foto: Ivo Gonçalves / PMPA

Secretário Eliseu Santos, Ir. Lúcia Bonatti e Prefeito José Fogaça na solenidade de inauguração.         Foto: Ivo Gonçalves / PMPA

 
 Prefeito José Fogaça, Dr. Cláudio Sefferin, Secretário Eliseu Santos e Ir. Lúcia Bonatti na Inauguração do Plantão de Emergência em Saúde Mental e do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas IAPI.
Foto: Ivo Gonçalves / PMPA
 
 Prefeito José Fogaça realiza visitação do local, acompanhado de Dr. Cláudio Ruffini e Dr. Ângelo Campana.
Foto: Ivo Gonçalves / PMPA

 

De acordo com Fogaça, desde 2005, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) trabalha para qualificar a estrutura dos pronto-atendimentos psiquiátricos, iniciando pelo Pronto-Atendimento Cruzeiro do Sul (Pacs). Há cerca de duas semanas, também em parceria com o Mãe de Deus, foi inaugurado o CAPSad Vila Nova para atender a população da região Sul/Centro Sul.

Conforme o titular da SMS, Eliseu Santos, no próximo semestre serão inaugurados 30 leitos no Hospital Espírita, totalizando cerca de 80 novas vagas neste ano destinadas ao tratamento de dependentes químicos. "É uma iniciativa inédita em Porto Alegre. A prefeitura dá um passo importante, buscando parceiros responsáveis e qualificados na tentativa de diminuir o sofrimento dos pacientes e suas famílias", disse.

Atendimento

O pronto-atendimento ocupa 400 metros quadrados e tem 14 leitos de observação para permanência de até 72 horas e um leito de isolamento para observação de pacientes agudos. A desintoxicação em nível ambulatorial também será oferecida no CAPSad, que conta com dois leitos. No local, uma equipe multidisciplinar, formada por psicólogo, psiquiatras, clínico geral, assistente social, enfermeiro, terapeuta ocupacional e auxiliares de enfermagem, atenderá pacientes e familiares em consultas individuais, grupoterapia e oficinas. De acordo com o diretor-presidente do Hospital Mãe de Deus, Cláudio Seferin, no total serão cerca de 100 profissionais para o atendimento das unidades IAPI, Vila Nova e Hospital Espírita.


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria Municipal da Saúde

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - cj 1101- Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581