.
 
 
Saúde alerta sobre os cuidados com a dengue no verão
 
Saúde RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


05/01/2013

Saúde alerta sobre os cuidados com a dengue no verão

Vigilância em Saúde visitou mais de 300 mil imóveis em 2012 na Capital

O verão já começou e com ele os cuidados com o mosquito da dengue aumentam. Por esse motivo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta para a vigilância da população quanto às formas de proliferação do mosquito Aedes aegypti, que é o transmissor da doença, e reforça o controle dos serviços em saúde em relação aos usuários. O alerta epidemiológico de 2013, lançado pela Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) da SMS, ressalta a importância da notificação dos casos suspeitos, garantindo as devidas orientações e o encaminhamento das medidas de controle vetorial.

Prevenção – No combate à doença é necessário a ajuda e a conscientização de todos. Nesse sentido, a SMS disponibiliza gratuitamente a instituições, um esquete teatral de prevenção da dengue. Nos meses de janeiro e fevereiro, empresas e entidades interessadas em promover ações de conscientização para seus funcionários (mínimo 50 pessoas) devem entrar em contato com a secretaria de saúde, através do telefone 3289 2621, para agendar a visita dos atores que apresentarão a esquete sonorizada de prevenção da dengue. A peça tem duração de 10 minutos, e mostra de forma lúdica e divertida, os cuidados que as pessoas devem ter em seus ambientes domésticos e de trabalho para a prevenção da doença.

Além disso, durante todo o ano, a SMS mantém ações de prevenção na cidade, inclusive com a inovação, implantada em outubro de 2012, de um novo sistema de Monitoramento Inteligente da Dengue, da empresa Ecovec, de Belo Horizonte (MG). Esse sistema consiste em armadilhas que capturam a fêmea adulta e são vistoriadas semanalmente. Os agentes de combate a endemias realizam a identificação do mosquito no local e enviam por celular as informações sobre a vistoria. "Os resultados são disponibilizados on-line para sistema de Controle Operacional da Dengue, permitindo verificar os níveis de infestação nas diferentes áreas da cidade. Foram instaladas 714 armadilhas em 22 bairros da Capital, selecionados pelo critério de vulnerabilidade e risco de infestação do mosquito Aedes aegypti", explica a coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue, Maria Mercedes Bendati.

Além do acompanhamento atualizado da infestação do vetor nesses bairros, é realizada a identificação da presença do vírus da dengue nos mosquitos, permitindo realizar rapidamente ações de controle da doença. Com o uso de telefones celulares e relatórios personalizados, o sistema substitui as anotações em papel, conferindo agilidade no acesso às informações. “Com essas inovações, o ano de 2012 foi concluído sem a ocorrência de casos autóctones de dengue em Porto Alegre e com a visita em mais de 300 mil imóveis nesse período, nos 82 bairros da cidade”, destaca o secretário Municipal de Saúde, Carlos Henrique Casartelli.

Cuidados – Para manter os ambientes livres da presença da larva do Aedes aegypti é necessário adotar alguns cuidados. Manter o lixo fechado, as garrafas vazias e com o gargalo para baixo, as calhas devem ser mantidas limpas e desobstruídas, proteger os ralos com tela milimétrica, os vasos devem ser preenchidos com areia, no caso das piscinas manter a água tratada e a caixa d"água bem fechada.

Doença – A dengue é uma doença transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Menor que um pernilongo comum, de cor preta e com pequenas manchas brancas no corpo e nas patas, o inseto costuma picar no início da manhã e no final da tarde. Alguns sintomas característicos da doença são febre alta, dor de cabeça, falta de apetite, dores musculares, fraqueza e manchas vermelhas na pele. Não existe vacina conta a dengue, em caso de suspeita da doença a orientação é procurar um médico e não tomar medicamentos por conta própria. 


Autor: Denise Righi
Fonte: Portal PMPA
Autor da Foto: Verônica Faccioni - Divulgação PMPA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581