.
 
 
Envelhecimento populacional em pauta
 
Destaques
 
     
   

Tamanho da fonte:


23/07/2009

Envelhecimento populacional em pauta

SINDIHOSPA promove reunião com clínicas geriátricas

Fotos do evento, por Aline Silveira (clique para ampliar)
Alceu Alves da Silva, presidente do SINDIHOSPA
Dr. Henri Chazan (SINDIHOSPA)
Palestra Dr. Alceu Alves da Silva
Dr. Celso Esteves (SINDIHOSPA)
Público presente.
Na última quarta-feira (22), foi realizado, na sede do Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA), encontro com diretores e representantes de clínicas geriátricas. A proposta do Sindicato, que busca na atual gestão uma maior aproximação com as instituições filiadas, foi de incentivar a criação de um projeto para o fortalecimento de clínicas e instituições de assistência a idosos, iniciando pela discussão de aspectos pertinentes a esse segmento. 
  
Dr. Alceu Alves da Silva, presidente do SINDIHOSPA, inicia as atividades apresentando uma série de indicadores sociodemográficos. Dentre estes, destaca o fato de que Porto Alegre é a segunda capital brasileira com a população mais idosa do Brasil, e o Estado do Rio Grande do Sul apresenta a terceira maior expectativa de vida do país.
 
Alceu prossegue, salientando que o envelhecimento populacional é uma tendência mundial, e que, do ponto de vista econômico, o investimento na área da geriatria justifica-se na medida em que a renda média do aposentado é maior que a do trabalhador ativo no Brasil. Além disso, em entrevista ao Portal SIS.Saúde (confira o áudio abaixo), Alceu destaca a preocupação com o provimento de melhores condições de vida a população idosa.
 
“Não basta apenas vivermos mais. É preciso viver mais e melhor”, afirma Alceu.
 
  Ouça aqui a entrevista com o Dr. Alceu Alves da Silva, Presidente do SINDIHOSPA.
 
 
 
 
Conforme Henri Chazan, diretor do SINDIHOSPA e Presidente da Associação das Clínicas Geriátricas de Porto Alegre, a criação do Comitê de Geriatria tem o propósito de servir aos interesses do segmento, na medida em que permite o estabelecimento de um fluxo ativo de troca de informações. Além disso, Chazan pontua que os empresários, administradores e proprietários de residenciais geriátricos podem se beneficiar em distintas esferas a partir da união e colaboração ativa.
 
 Do mesmo modo, Celso Esteves, diretor do Sindicato, acrescenta o fato de que a união do segmento pode contribuir com uma mudança na visão dessas entidades assistenciais. Esteves relembra que, há tempos atrás, os ditos “asilos” eram entendidos como lugar de abandono e sofrimento.
 
Contudo, devido aos constantes aprimoramentos no setor, esse quadro começa a se reverter. O setor apresenta instituições com excelência no atendimento ao idoso, acompanhando as tendências mundiais de oferecer qualidade de vida às pessoas da terceira idade.
 
"A união dos empresários da área visa potencializar a visão de marca, preparando-se para o acolhimento de um contingente cada vez maior de idosos", conclui Esteves.
 
O encontro foi finalizado com intensa discussão entre os presentes. O SIS.Saúde ouviu os presentes, conforme pode ser conferido na relação de áudio e texto abaixo.
 
 
  Ouça aqui a avaliação do Evento, por meio de depoimento de Zenaide Joenck, da Multi Assistencial Geriatria, e de Ana Vitória Sacramento, da Arte de Viver Gerontologia.
Avaliação do Evento por Luiz Antunes, do Residencial Novo Lar de Porto Alegre.
 
 
 

 

 

 

 

 

Zenaide Joenck Ana Vitória Sacramento Luiz Antunes

 


Autor: SIS.Saúde
Fonte: SINDIHOSPA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 3779.0602