.
 
 
Sesc e Prefeitura de Porto Alegre firmam parceria
 
Saúde RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


09/05/2017

Sesc e Prefeitura de Porto Alegre firmam parceria

Unidade móvel tem quatro consultórios e até dezembro permanece na Restinga com previsão de realizar mais de 9,4 mil consultas gratuitas

Uma parceria entre o Sistema Fecomércio-RS/Sesc e a Prefeitura de Porto Alegre garantirá um total de 9.408 consultas gratuitas de odontologia à comunidade do Bairro Restinga até o final deste ano. Os atendimentos iniciam nesta quarta-feira (10/05), na Unidade Móvel OdontoSesc equipada com quatro consultórios, uma sala de raio-x e outra de esterilização, que pode atender até 56 pacientes por dia.

Até o dia 29 de dezembro, a unidade estará funcionando no pátio do antigo Pronto Atendimento (Rua Álvaro Difini, 530), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para ser atendido, basta que a comunidade retire as senhas, que estão sendo distribuídas em seis Unidades de Saúde da região: Chácara do Rio Branco, Vila Pitinga, Pitoresca, Lomba do Pinheiro, Esmeralda e Recreio da Divisa.

O projeto foi lançado na manhã de hoje (09/05), e contou a presença de autoridades como o diretor regional do Sesc/RS, Luiz Tadeu Piva, o secretário municipal de Saúde de Porto Alegre, Erno Harzheim, e seu secretário adjunto, Pablo Sturmer, que representaram o prefeito Nelson Marchezan Júnior.

Para Piva, a instalação da unidade móvel na Restinga é uma abrangência necessária no atendimento, pois alcança um grande volume populacional necessitado de cuidados. “A Restinga tem cerca de 100 mil habitantes, e o Sesc/RS já possui grande concentração de atendimentos na Zona Leste e Zona Norte, e com este projeto gratuito de saúde vamos ampliar a presença também na Zona Sul. Então, é muito importante termos um atendimento aqui”, explicou. “Felizmente, o resultado que obtemos no ano passado, demonstra que a comunidade da Restinga foi a que mais valorizou o serviço que disponibilizamos, pois eles utilizaram todas as consultas que foram oferecidas”, comemorou.

Reconhecendo a carência no serviço básico de saúde do município, o secretário frisou o valor do trabalho realizado pelo Sesc/RS, como um exemplo a ser seguido pela própria Prefeitura. “Temos uma população com grande carência de ações de saúde, alguns indicadores nos deixam muito tristes. Vocês têm números completamente surpreendentes de atendimento, tanto em volume, como na qualidade. E nós não podemos deixar de aprender com os exemplos que estão do nosso lado, e que mostram formas mais eficientes de fazer o mesmo que fazemos”, afirmou.

Para Harzheim, a parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Sesc/RS faz parte dos objetivos de governo direcionados pelo próprio prefeito Marchezan, de unir as iniciativas públicas e privadas em prol da comunidade. “A sociedade é uma só. Temos que nos aproximar, aprender juntos, trabalhar juntos, e aproveitar mutuamente as oportunidades e iniciativas que cada segmento tem. Nesse momento, seguimos dois nortes: a não segmentação entre o público e o privado, e a capacidade de aprender com quem está fazendo melhor do que nós”, declarou.

Iniciada em 1989 no Rio Grande do Sul, atualmente, a OdontoSesc conta com cinco unidades móveis distribuídas nos municípios do Estado. O projeto visa o tratamento completo dos pacientes. “Procuramos, com a OdontoSesc, fazer a diferença. Queremos garantir a saúde bucal das pessoas que vão ser atendidas. Elas vêm, fazem a triagem, recebem o plano de tratamento, e quando saem daqui, saem com a saúde bucal recuperada”, afirmou o diretor regional do Sesc/RS, Luiz Tadeu Piva.

A OdontoSesc faz parte de um plano nacional, que tem entre seus objetivos desenvolver ações de saúde integradas para combater e prevenir doenças da boca, diagnosticar precocemente doenças e contribuir para promoção integral da saúde, contribuindo para a qualidade de vida. O programa leva à comunidade atendimentos odontológicos completos e gratuitos através de uma unidade móvel totalmente equipada.

Sobre o Sesc – O Rio Grande do Sul tem aproximadamente 1,6 milhão de trabalhadores no comércio de bens, serviços e turismo, segundo a RAIS 2014, que aponta também a presença de 569 mil empresas no setor. Toda essa movimentação de trabalho e renda responde atualmente por 51% do PIB do Estado. Para todos esses trabalhadores e empresários, o Serviço Social do Comércio desenvolve há 70 anos um trabalho focado no estímulo ao bem-estar social. Ações de saúde, cultura, esporte, lazer, ação social, educação e turismo são desenvolvidas pela Instituição nos 497 municípios gaúchos.

Desta forma, o Sesc/RS desempenha desde 1946 o papel social, assim como o Senac/RS o da qualificação profissional do Sistema Fecomércio-RS, que atua em âmbito econômico, político e social pela constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho. Outras informações pelo www.sesc-rs.com.br


Autor: Niágara Braga
Fonte: Assessoria de comunicação e marketing SESC/RS
Autor da Foto: Claiton Dornelles

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 3779.0602