.
 
 
Dia do Desafio 2018 é lançado oficialmente no RS
 
Saúde RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


15/05/2018

Dia do Desafio 2018 é lançado oficialmente no RS

Na manhã desta terça-feira (15/05), na Capital e em outras seis cidades do Rio Grande do Sul ocorreram os lançamentos regionais do DDD

Hoje foi dada a largada para mais uma edição do Dia do Desafio. Na manhã desta terça-feira (15/05), em Porto Alegre e em outras seis cidades do Estado aconteceram os lançamentos regionais do DDD. O evento promete estimular, no dia 30 de maio, milhões de gaúchos a mudarem os seus hábitos começando por alterar a rotina nessa data e realizar por, pelo menos, 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física entre a zero hora e 20h do dia. Em 2018, são mais de 3 mil cidades do Continente Americano e no RS serão 492 municípios participantes. Saiba mais em www.sesc-rs.com.br/diadodesafio.

“O Dia do Desafio tem uma proposta singela, que as pessoas mudem um hábito, que comecem uma atividade física. Essa transformação reflete na vida a curto e, principalmente, a longo prazo e só traz benefícios. O Sistema Fecomércio-RS/Sesc junto com os seus parceiros vai mobilizar praticamente o Estado inteiro em função dessa causa”, salientou o diretor regional do Sesc/RS, Luiz Tadeu Piva, durante cerimônia ocorrida no Teatro do Sesc Centro, em Porto Alegre. Piva também salientou o Desafio Social, que busca arrecadar caçados esportivos, como tênis e chuteiras para crianças e adolescentes, a serem doados as entidades sociais da cidade de cada Sesc local.

Bate-papo sobre os desafios de vida – Durante o lançamento na Capital, o medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro e a atleta transplantada Liége Gautério participaram de uma super conversa de superação, onde cada um deles contou um pouco da sua história de vida. Liége destacou que o esporte sempre esteve presente na sua trajetória e que isso foi muito importante para a sua recuperação após o transplante. “Manter o meu corpo em movimento é agradecer a família do doador, que me deu uma segunda oportunidade de seguir adiante”, afirmou Liege. Já Vanderlei Cordeiro salientou os benefícios para a autoestima e disposição que o esporte traz. “Não adianta ter diversas conquistas na vida se você não tem saúde para aproveitá-las! Se tudo for bem planejado e organizado, sim, você terá tempo para realizar uma atividade física”, falou o medalhista olímpico. Uma das surpresas do evento foi a participação do grupo musical Voice In, que encantou a todos com um belo show.

Na Capital, participaram do lançamento regional as cidades de Viamão, Cachoeirinha, Gravataí, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Canoas, Torres, Tramandaí, Taquara, Montenegro e municípios das respectivas áreas de abrangência. O Sesc/RS conta com a parceria das Prefeituras na realização do Dia do Desafio. Em Porto Alegre, a instituição conta com o apoio da Caixa Econômica Federal, do Governo do Estado e da Santa Casa de Misericórdia.

Lançamentos regionais – Em 2018, 492 municípios gaúchos participam do DDD. Para incentivar ainda mais essas comunidades do interior, o Sesc/RS reuniu representantes de cidades em eventos realizados em Alegrete, Bagé, Ijuí, Carazinho, Caxias do Sul e Venâncio Aires, para motivar ainda mais as pessoas se movimentarem e ocuparem os espaços públicos e de convivência social.

Sobre o DDD - O Dia do Desafio é realizado sempre na última quarta-feira do mês de maio. A data propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. Criado no Canadá, o evento é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde.

A ação acontece em forma de competição saudável entre duas cidades. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence. Neste ano, o evento tem algumas novidades como, por exemplo, o tempo de duração dos confrontos entre as cidades. Agora, as disputas saudáveis são de três anos, assim se pretende proporcionar uma maior troca de experiências das ações de esporte e lazer entre os municípios. Além disso, após o dia 30 de maio vai acontecer o “Desafio Cidade + Cidade”, que visa promover uma maior integração, cooperação e integração entre os municípios que participaram dos confrontos saudáveis. As duas cidades que competirem entre si, por meio de um cálculo feito pelo Sesc/SP, vão gerar um percentual de mobilização e farão parte de um ranking dentro da sua categoria. O objetivo é que com isto, ao longo do tempo, os municípios troquem ideias, sugestões, projetos, informações, incentivem uma a outra, para que no ano seguinte, juntas melhorem o seu desempenho neste ranking.

Recentemente, o Governo Federal publicou a Lei 13.645 instituindo o Dia Nacional do Desafio. O Sesc/SP coordena o evento no Continente Americano desde 2000 e, no Rio Grande do Sul, a ação é capitaneada pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc em parceria com as Prefeituras. O convite à atividade física se estende a todos, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes.


Autor: Luiza Menezes
Fonte: Assessoria de comunicação e marketing SESC/RS
Autor da Foto: João Alves

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 3779.0602