.
 
 
RGE e RGE Sul conscientizam sobre o livre acesso aos medidores
 
Saúde RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


08/06/2018

RGE e RGE Sul conscientizam sobre o livre acesso aos medidores

​Em 2017, 332 mil ocorrências mensais foram registradas por causa de cães soltos nos pátios das residências

A RGE e RGE Sul, distribuidoras do Grupo CPFL Energia, trabalham para conscientizar seus 2,7 milhões de clientes no Rio Grande do Sul sobre a importância do livre acesso dos agentes comerciais aos medidores de energia elétrica das residências. Engajar os clientes para que auxiliem o leiturista no ingresso às propriedades é essencial. Garantido o acesso ao medidor e à caixa de correspondência o consumidor tem a certeza de que a conta estará correta, evitando o risco de suspensão do fornecimento.
 
Em 2017, na área da RGE, 182 mil leituras deixaram de ser realizadas devido a situações caracterizadas por impedimento de acesso. Na RGE Sul, neste mesmo período foram 150 mil leituras não realizadas. Do total de cada uma das distribuidoras, 30% dos casos ocorreram por causa de cães soltos nos pátios das residências. Assim como os obstáculos físicos, como grades, a presença de um cão que coloque em risco a integridade do agente comercial configura impedimento de acesso ao medidor. Outro problema enfrentado é a falta ou a instalação inadequada da caixa de correspondência, situação que impede a entrega da conta de energia.
 
“Sabemos que os cães são importantes aliados das famílias na proteção do patrimônio. Porém, eles acabam sendo os responsáveis pelo impedimento de acesso do nosso agente comercial aos medidores, causando transtornos aos clientes”, explica o gerente de leitura e entrega da RGE e RGE Sul Jackson Oliveira. É muito importante ficar atento para a data da leitura, que é informada na própria fatura do mês anterior. Neste período, os cães devem estar presos ou em pontos que permitam o acesso ao medidor sem colocar em risco os leituristas. 
 
Quando ocorre o impedimento de leitura, a legislação determina que a conta de energia elétrica seja calculada pelo consumo médio dos últimos 12 meses. Quando a medição é realizada após o faturamento pela média, o excedente de consumo é adicionado na fatura seguinte, o que pode trazer surpresas nas contas de energia. Após o terceiro mês com registro de impedimento de acesso aos medidores o cliente pode ter o serviço interrompido.
 
O que diz a legislação brasileira
Resolução Normativa 414/10 da ANEEL: Art. 77. A verificação periódica dos equipamentos de medição, instalados na unidade consumidora, deve ser efetuada segundo critérios estabelecidos na legislação metrológica, devendo o consumidor assegurar o livre acesso dos inspetores credenciados aos locais em que os equipamentos estejam instalados.
 
Conta por e-mail
Os obstáculos enfrentados pelo agente comercial ao fazer a entrega da fatura de energia elétrica podem ser resolvidos se o cliente optar pela conta por e-mail, uma escolha que proporciona mais comodidade à vida dos consumidores. A conta por e-mail facilita o planejamento do orçamento familiar porque chega no dia seguinte em que é gerada no sistema comercial da empresa. Em média, o conteúdo chega aos endereços cadastrados com cinco dias de antecedência em relação à versão impressa e pode ser acessado por qualquer plataforma digital.
 
A adesão ao serviço de conta por e-mail auxilia na preservação ao meio-ambiente, sem a impressão física centenas de eucaliptos deixam de ser cortados mensalmente e milhares de toneladas de partículas de hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio deixam de ser lançadas na atmosfera. Isto porque há um número menor de deslocamento das equipes de entrega das contas de energia nas casas e estabelecimentos dos clientes.
 
Facilite sua vida
Além da informação que consta nas contas de energia, os clientes também podem saber quando acontecerá a próxima leitura do consumo por meio dos canais de atendimento e autoatendimento da RGE e RGE Sul:
Pela internet: na área do cliente no site das companhias, o www.rge-rs.com.br e o www.rgesul.com.br

Pelo aplicativo CPFL Energia: disponível para smartphones e tablets com sistemas operacionais Android e iOS.


Autor: Redação
Fonte: Assessoria de imprensa RGE
Autor da Foto: Divulgação RGE

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 3779.0602