.
 
 
Seminário Internacional Sesc de Envelhecimento
 
Saúde RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


27/08/2018

Seminário Internacional Sesc de Envelhecimento

São apresentadas propostas para solução de problemas contemporâneos da terceira idade

Começou nesta segunda-feira (27/08), o 3º Seminário Internacional Sesc de Envelhecimento, na cidade de Canoas, com o tema “A sociedade como um espaço de envelhecimento e inclusão social”. Realizado no Teatro do Sesc(Av. Guilherme Schell, 5340), o primeiro dia de atividades reuniu cerca de 300 pessoas, que participaram de uma programação intensa de palestras, salas temáticas, painel e apresentações artísticas preparadas pelos grupos do Programa Sesc Maturidade Ativa. O Seminário segue nesta terça-feira (28/08), com uma atração de peso:  o pesquisador Frank Oswald, da Universidade de Frankfurt (Alemanha), que ministrará a palestra “Gerontologia Ambiental”, que terá transmissão ao vivo pelo site www.sesc-rs.com.br/seminariodeenvelhecimento.

Segundo Lisângela Antonini, gerente de Educação e Ação Social do Sesc/RS, o Seminário tem o propósito de instigar a reflexão sobre o bem-estar dos idosos em relação aos ambientes urbanos. Conforme Johannes Doll, professor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a iniciativa é uma excelente oportunidade para reverberar a discussão além dos ambientes comuns ao tema. "Não é uma questão individual e nem social, mas de diálogo comum entre todos os entes", conclui Doll.

A primeira palestra do dia teve como protagonista a mestre em Gerontologia Social Adriana Romeiro de Almeida Prado. Sob o tema "Uma cidade para uma população que está envelhecendo", Prado apontou proposições para a construção de um ambiente ideal para envelhecer. Esse lugar seria um contexto onde as pessoas possam permanecer ativas, engajadas, socialmente conectadas e independentes. Entre as sugestões práticas que a pesquisadora apontou, estão o resgate de espaço para o pedestre, calçadas pavimentadas e a criação de espaços para estimular a caminhada e socialização.

Outra atração que chamou a atenção dos participantes foi a presença do doutor Rogerio Panizzutti, pesquisador do Laboratório de Neurociência e Aprimoramento Cerebral da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A partir do tema “Tecnologias Científicas Interligadas a Neurociências para a promoção do bem-estar e saúde”, Panizzutti propõe o uso da neuroplasticidade – capacidade do cérebro de se adaptar aos estímulos externos – para melhorar o funcionamento da mente. Através de jogos específicos de computador, este treino cognitivo permite modificar e aprimorar o cérebro. “Os dispositivos de tecnologia digital trazem preocupação sobre seus usos, mas temos a intenção de destacar seu uso para a promoção do bem-estar e saúde”, aponta Panizzutti.

O doutor em Ciências do Movimento Rodrigo Delevatti, professor da Universidade Federal de Santa Catarina, ministrou a palestra "Bem-estar e adaptabilidade do idoso no ambiente - O papel da atividade física". O pesquisador apresentou as inerentes perdas e incapacidades associadas ao envelhecimento, mas também destacou que comportamentos distintos produzem dificuldades distintas. E estes comportamentos são resultado de escolhas individuais e das influências do ambiente. "O segredo é não esperar passivamente a perda que a idade causa, mas usarmos nosso tempo para nos condicionarmos fisicamente. Temos que diminuir nosso tempo sentados e aumentar nosso tempo em atividade”, concluiu Delevatti.

O Seminário é uma realização do Sistema Fecomércio-RS/Sesc em parceria com o Centro de Estudos Europeus e Alemães (UFRGS/PUCRS) e apoio do Conselho Estadual da Pessoa Idosa do RS, Sistema Fecomércio-RS/Senac e Prefeitura Municipal de Canoas, e recursos do FUNEPI (Fundo Estadual da Pessoa Idosa).

Sobre o Sesc/RS – Com sete décadas de atuação no Brasil e no Rio Grande do Sul, a Instituição pertencente ao Sistema Fecomércio-RS realiza ações em 100% dos municípios gaúchos, promovendo o bem-estar social de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e de toda a comunidade. O propósito do Sesc/RS é o de cuidar, emocionar e fazer pessoas felizes, e todas as 497 cidades gaúchas recebem atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Atualmente, a estrutura da Instituição conta com 43 Unidades Operacionais Sesc e 21 Unidades Sesc/Senac. Saiba mais em www.sesc-rs.com.br.
 
3º Seminário Internacional Sesc de Envelhecimento
4ª Jornada de Educação e Envelhecimento
27 e 28 de agosto
Canoas
 
Local: Teatro do Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340)
 
Programação:
 
28/08 – Terça-feira 
 
9h – Apresentação Artística – Grupo Maturidade Ativa Sesc Protásio Alves
 
9h10 – Gerontologia Ambiental
com Prof. Frank Oswald, Universidade de Frankfurt (Alemanha)
Professor do Departamento de Educação da Universidade Goethe de Frankfurt am Main, Chefe do Departamento de Ciência do Envelhecimento Interdisciplinar do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Goethe de Frankfurt am Main e Porta-voz do Fórum de Frankfurt para Pesquisa do Envelhecimento Interdisciplinar (FFIA).
 
10h20 – Intervalo
 
10h45 – Apresentação de trabalho
 
11h – Os Desafios dos Bairros Amigos da Pessoa Idosa
com Bibiana Graeff (EACH/USP)
Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), Mestrado em Direito Ambiental (Dea Droit de l’environnement) pelas Universités de Paris 1 – Panthéon Sorbonne e de Paris 2, Panthéon-Assas (2003) e doutorado em Direito pela Université de Paris 1, Panthéon-Sorbonne.
 
12h15 – Intervalo
 
13h30 – Apresentação de trabalho
 
14h – Interface entre Neuropsicologia e Gerontologia Ambiental
com Rochele Paz Fonseca (PUCRS)
Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Luterana do Brasil (2000) e em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Doutora em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), com Doutorado sanduíche no Centre de Recherche do Institut Universitaire de Gériatrie de Montréal, Faculdade de Medicina, Universidade de Montreal (2005-2006) e Pós-Doutoramento em Clínica e Neurociências (PUC-Rio, 2007), em Medicina (Neurorradiologia) (UFRJ, 2010) e em Ciências Biomédicas (Centro de Neuroimagem) na Universidade de Montreal (Canadá, 2011).
 
15h15 – Intervalo
 
15h45 – Painel: Projetos Prefeitura de Canoas
 
16h15 – Espaços de Conexão: o Tempo da Cultura Digital​
com Augusto Niche (Universidade LaSalle/RS)

Doutor e Mestre em Educação, Professor, Pesquisador. Coordenador Geral da Area de Educação e Cultura da Universidade LaSalle. Diretor de Educação Beformlles e Líder do Grupo de Educadores Google de Canoas – GEG. 


Autor: Niágara Braga
Fonte: Assessoria de comunicação e marketing SESC/RS
Autor da Foto: Tony Capellão

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581