.
 
 
3º Seminário Internacional Sesc de Envelhecimento
 
Saúde RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


29/08/2018

3º Seminário Internacional Sesc de Envelhecimento

Especialistas abordam questões sobre envelhecimento e inclusão social no evento

O 3º Seminário Internacional Sesc de Envelhecimento, que aconteceu nesta segunda e terça-feira (27 e 28/8) no Teatro Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340), reuniu centenas de pessoas em torno da temática “A sociedade como um espaço de envelhecimento e inclusão social”. O grande destaque da programação foi o pesquisador Frank Oswald, da Universidade de Frankfurt (Alemanha), que ministrou a palestra “Gerontologia Ambiental”. Transmitida ao vivo pelos canais oficiais do Sesc/RS na internet, a palestra ministrada pelo professor Oswald combinou teoria científica com exemplos práticos e pode ser conferida na íntegra em www.youtube.com/sescrs

Segundo o pesquisador, comumente observamos apenas os aspectos funcionais do envelhecimento, mas precisamos pensar na integração destas pessoas com o ambiente. Pertencimento, integração e conforto são fundamentais para um processo de enevelhecimento saudável. Isso é possível, por exemplo, através das dinâmicas com os bairros, que tem como consequências a construção de um senso de comunidade. "Processos de agência refletem em conduta diária, atividades cotidianas. Caminhar pelo bairro produz caminhos, identidade e pertencimento. Temos que ser parte da vizinhança", sugere Oswald. O pesquisador vai além: pondera que a união entre ambiente e pessoa também se aplica à rotina doméstica, desde a organização do lar a gestos considerados banais, como com quem ou o que assistir na televisão, como aproveitar o espaço interno e em qual momento parar para a contemplação, por exemplo, das pessoas que passam pela rua.

Segundo Lisângela Antonini, gerente de Educação e Ação Social do Sesc/RS, o Seminário tem o propósito de instigar a reflexão sobre o bem-estar dos idosos em relação aos ambientes urbanos. Conforme Johannes Doll, professor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a iniciativa é uma excelente oportunidade para reverberar a discussão além dos ambientes comuns ao tema. "Não é uma questão individual e nem social, mas de diálogo comum entre todos os entes", conclui Doll.

O Seminário é uma realização do Sistema Fecomércio-RS/Sesc em parceria com o Centro de Estudos Europeus e Alemães (UFRGS/PUCRS) e apoio do Conselho Estadual da Pessoa Idosa do RS, Sistema Fecomércio-RS/Senac e Prefeitura Municipal de Canoas, e recursos do FUNEPI (Fundo Estadual da Pessoa Idosa).Saiba mais sobre o evento em www.sesc-rs.com.br/seminariodeenvelhecimento.

Sobre o Sesc/RS – Com sete décadas de atuação no Brasil e no Rio Grande do Sul, a Instituição pertencente ao Sistema Fecomércio-RS realiza ações em 100% dos municípios gaúchos, promovendo o bem-estar social de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e de toda a comunidade. O propósito do Sesc/RS é o de cuidar, emocionar e fazer pessoas felizes, e todas as 497 cidades gaúchas recebem atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Atualmente, a estrutura da Instituição conta com 43 Unidades Operacionais Sesc e 21 Unidades Sesc/Senac. Saiba mais em www.sesc-rs.com.br.


Autor: Eduardo Dorneles
Fonte: Assessoria de comunicação e marketing SESC/RS
Autor da Foto: Tony Capellão

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 3779.0602