.
 
 
Sesc Centro/ Porto Alegre tem agenda cultural intensa em setembro
 
Saúde RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


31/08/2018

Sesc Centro/ Porto Alegre tem agenda cultural intensa em setembro

Diversas atrações gratuitas marcam a programação do mês, que conta com espetáculos teatrais e musicais, sessões de cinema, atividades literárias e oficinas

Em setembro, o Sesc Centro promove uma intensa programação cultural em Porto Alegre. Espetáculos teatrais e musicais, sessões de cinema, atividades literárias e oficinas integram a agenda. Entre os destaques, estão o 5º Palco Sesc Nativista, a Mostra “Ingmar Bergman – O Lobo à Espreita” e o Circuito de Autores do Arte da Palavra. Confira, logo abaixo, a programação completa, e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3284-2070 e no site www.sesc-rs.com.br/centro

A agenda inicia com atração gratuita, com a exibição do filme “Os Senhores da Guerra”, de Tabajara Ruas, na terça-feira (04/09), às 14h30, no Teatro do Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665). A partir deste dia, também estará disponível para visitação a Exposição “Fanzinoteca Expo.”, no mesmo local, das 8h às 20h (segunda a sexta-feira) e 1h antes de espetáculos no final de semana.

Como este é o mês em que se comemora a Revolução Farroupilha, o cronograma também está marcado pela data. Entre 03 e 15/09 será realizado o 5º Palco Sesc Nativista, no Parque Harmonia e em escolas da rede pública de Porto Alegre. O evento prevê apresentações teatrais, de música e literatura, além de momentos exclusivos para escolas, por meio do projeto Ciranda Escolar, que visa aproximar crianças e adolescentes da cultura tradicionalista e de suas raízes. Nesta edição, cinco grupos convidados compõem as atividades culturais: Coletivo Artístico Palco Aberto (RS), Las Brujas (RS), Trupi de Trapu Teatro de Bonecos (RS), CTG Raízes do Sul e Eco do Pampa.

Após percorrer o Interior do Estado, em setembro, a Mostra “Ingmar Bergman – O Lobo à Espreita” chega à Capital, oferecendo oito sessões de cinema gratuitas à comunidade. As exibições acontecem de 24 a 28/09 na Sala Redenção – Cinema Universitário. A mostra tem o objetivo de homenagear o centenário do cineasta sueco. As películas exibidas serão O Sétimo Selo (1957), Morangos Silvestres (1957), Persona (1966), Vergonha (1968), A Hora do Lobo (1968), Face a Face (1976), Sonata de Outono (1978), Na Presença de um Palhaço (1982) e Fanny e Alexander (1982).

O projeto Arte da Palavra também marca presença esse mês. No dia 11/09, acontece o Circuito de Autores, debate com escritores Cidinha da Silva (MG) e André Sant’anna (RJ). Serão dois encontros, o primeiro às 15h, no Instituto Federal de Porto Alegre (IFRS), e o segundo, às 19h, no Teatro Sesc Centro (Avenida Alberto Bins, 665). Não é necessária inscrição prévia para participação. Já, de 24 a 28/09, ocorre o Circuito de Criação Literária, oficina com José Castelo (RJ). As aulas acontecerão das 16h às 20h, na Sala Elis Regina do Sesc Centro. As inscrições podem ser feitas pelo site www.sesc-rs.com.br/cultura/artedapalavra/. Ambas as atividades são gratuitas. Confira a programação cultural completa abaixo e mais informações em www.sesc-rs.com.br/centro.

 
ARTE SESC – SETEMBRO
 
 
PROGRAMAÇÃO:
 
Cinemonica
 
5 X Favela - Agora é Por Nós Mesmos 
18/set às 9h, 10h30, 13h e 14h15 na EEEF Iba Ilha Moreira
 
O Menino no Espelho
27/set às 8h10 e 13h20 na EMEF Grande Oriente do RS
*Evento fechado para público interno das escolas.
 
Detalhes: O projeto surgiu como uma homenagem a Mônica Schmiedt e com o objetivo de levar um pouco da cultura do cinema para dentro de escolas públicas situadas em zonas periféricas da cidade. Atualmente o projeto está sendo realizado em quatro escolas, duas localizadas no bairro Rubem Berta, outra no Jardim Leopoldina e outra no Mário Quintana. Onde atendemos aproximadamente três mil alunos por mês, carentes de cultura e lazer. O Sesc/RS é o novo padrinho do Cinemonica. Essa parceria inicia com o propósito de agregar forças num mesmo objetivo: formar um público de cinema e contribuir para a cultura cinematográfica chegar mais perto de zonas periféricas da nossa cidade.
 
 
Apresentação do grupo de danças folclóricas com desdobramento em oficina
CTG Raízes do Sul
 
Data: 03/09
10h e 11h – Trensurb
 
Data: 05 e 06/09
Horário: 10h e 15h
Local: Escolas da Rede Pública
 
Data: 11/09
12h - IFRGS
14h30 e 15h10 – Hospital da Criança
 
Detalhes: Apresentação de músicas clássicas do repertorio gaúcho com utilização de trajes gaúchos e explicação sobre eles, bem como sobre o histórico das danças a serem apresentadas (tradicionais gaúchas e danças gaúchas de salão).
 
Classificação: Livre
Duração: 30min
 
Oficina: Trapus e Farrapus
Grupo/CIA: Trupi de Trapu Teatro de Bonecos (RS)
 
Dia 03/09 a 06/09
Horários: 10h e 15h
Local: Escolas da Rede Pública
Atividade gratuita para as escolas agendadas
 
Detalhes: Workshop Trapus e Farrapos: a oficina apresenta dentro de uma abordagem integradora, educativa e artística a fácil confecção de bonecos e instrumentos percussivos para uso educativo, tratando aspectos relacionados não só com a técnica do objeto construído, mas também com a performance corporal, apreciação e criação, passando do corpo ao objeto, visando a importância da reciclagem nos materiais utilizados na sua confecção.
 
Classificação: Livre      
Duração: 60min
 
Exposição: “Fanzinoteca Expo”
Artista: Um coletivo de artistas
 
Período: 04 a 28 de setembro
Horário: 8h às 20h (segunda a sexta-feira) e 1h antes de espetáculos no final de semana
Local: Café do Sesc Centro (Av. Alberto Bins nº 665)
Entrada franca
 
Sinopse: A Fanzinoteca Expo é uma exposição itinerante de Fanzines num coletivo de artistas que utiliza as mais variadas técnicas: colagens, desenhos, gravuras, xerox entre outras. As publicações são artesanais e nos mais variados formatos. Desde os modelos clássicos dos anos 80, quando nasceram os primeiros zines até os mais atuais. A mostra consiste em apresentar ao público todas as variadas possibilidades do Fanzines. É uma oportunidade muito especial para entender o quanto o Zine vem se transformando com o tempo, além de poder divertir, pois as publicações são dos mais variados temas, que atraem olhares curiosos e sorrisos. O acervo aumenta a cada exposição, contando no momento com em torno de 100 exemplares.
 
Cinesesc – Filme “Os Senhores da Guerra”
Direção: Tabajara Ruas (BR)
 
Data: 04/09
Horário: 14h30
Local: Teatro do Sesc Centro ( Av. Alberto Bins nº665)
Entrada franca
 
Sinopse: Júlio e Carlos são irmãos. Amigos, cultos, ricos, são separados pela Revolução de 1923, que divide o Rio Grande do Sul entre chimangos e maragatos. Júlio é prefeito, está com os primeiros, enquanto Carlos é revolucionário, maragato. As ideias são opostas, mas o sangue é o mesmo e a prova se dá em uma grande batalha.
 
Classificação: 14 anos
Duração: 114min
 
Arte da Palavra: Debate com os escritores Cidinha da Silva (MG) e André Sant’anna (RJ)
Mediador: Nanni Rios
 
Data: 11/09
Local 1:  Instituto Federal de Porto Alegre (IFRS)
Horário: 15h
Entrada franca
 
Data: 11/09
Local 2: Teatro Sesc Centro ( Av. Alberto Bins, nº665)
Horário: 19h
Entrada franca 
 
Porto Alegre em Cena: “Qual a diferença entre o Charme e o Funk”
Grupo/Cia: Pretagô
 
Data: 13 e 14/09
Horário: 19h
Local: Teatro do Sesc Centro (Av. Alberto Bins nº 665)
Ingressos disponíveis https://uhuu.com/poa-em-cena (Clientes com Cartão Sesc/ Senac na categoria Comércio e Serviços têm 50% de desconto nos ingressos)
 
A peça é baseada numa espécie de “arqueologia pessoal” que investiga relíquias na memória das sete artistas negras em cena, que compõem e dão corpo à criação coletiva. O espetáculo provoca um resgate às identidades negras ao recontar de variadas formas suas experiências, através de cenas autônomas e sensoriais, que transpassam as diversas artes da cena, como teatro, dança e música. Com direção de Thiago Pirajira, a peça contextualiza o movimento de uma juventude marcada pela esperança e que anseia trazer à luz sua cultura. “Qual a diferença entre o charme e o funk?” é a montagem de estreia do grupo Pretagô, oriundo do Departamento de Arte Dramática da UFRGS e que fundamenta e desenvolve sua pesquisa artística nas questões da identidade negra.
 
Classificação: 14 anos
Duração: 70min
 
Porto Alegre em Cena: “Vincent – Obra Contemporânea em Dança Performativa”
Data: 20 e 21/09
Horário: 19h
Local: Teatro do Sesc Centro (Av. Alberto Bins nº 665)
Ingressos disponíveis https://uhuu.com/poa-em-cena (Clientes com Cartão Sesc/ Senac na categoria Comércio e Serviços têm 50% de desconto nos ingressos)
 
Sinopse: O conturbado universo do consagrado artista holandês e mestre da pintura, Vincent Van Gogh, é o ponto de partida para a criação deste espetáculo, que explora um trânsito atemporal entre poéticas constituídas de atravessamentos múltiplos, em que cada intérprete-criador constrói sua própria cartografia de movimentos, propondo a utilização de variadas linguagens artísticas, como a dança e as artes visuais, devidamente costuradas pelo viés performativo. A montagem da Cubo1 Cia de Arte valoriza as particularidades na construção de uma linguagem autêntica, a qual traz em seu cerne o gesto, a simplicidade, as qualidades de movimento, suas expansões e dobras, tornando porosas e instáveis as fronteiras entre memória, história da arte e criação.
 
Classificação: Livre
Duração: 45min
 
Arte da Palavra: Oficina Literária com José Castelo (RJ)
24/09 a 28/09 – Porto Alegre
Local:  Sesc Centro / Sala Elis Regina
Horário: 16h às 20h
Inscrições gratuitas em www.sesc-rs.com.br/cultura/artedapalavra
 
Cinema: Mostra “Ingmar Bergman – O Lobo à Espreita”
O Lobo à espreita
Data: 24 a 28 de setembro
Local: Sala Redenção – Cinema Universitário
Entrada franca
 
O sétimo Selo - 24 de setembro | 2°-feira | 16h
Morangos Silvestres - 24 de setembro | 2°-Feira | 19h
Face a Face - 25 de Setembro | 3°-Feira | 19h
Persona - 25 de Setembro | 3°-Feira | 16h e 28 de Setembro | 6°-Feira | 19h
Vergonha - 26 de Setembro | 4°-Feira | 16h
A Hora do Lobo - 26 de Setembro | 4°-Feira | 19h *Após a sessão, debate com Marcos Fialho, assessor em cinema do Sesc nacional
Sonata de Outono - 27 de Setembro | 5°-Feira | 16h
Na Presença de Um Palhaço - 27 de Setembro | 5°-Feira | 19h
Fanny e Alexander - 28 de Setembro | 6°-Feira | 16h
 
Detalhes: Entre os dias 24 e 28 de setembro, a Sala Redenção – Cinema Universitário – em parceria com Sesc/RS – traz novamente, a pedido do público, a mostra Ingmar Bergman: o Lobo a espreita, em homenagem aos 100 anos do realizador sueco. Bergman é um dos grandes cineastas que surgiram após a II Guerra Mundial, e um dos maiores cineastas de todos os tempos. Sua obra é extensa, com mais de cinquenta filmes, roteiros e, ainda, trabalhos para a televisão e peças para o teatro. Aliás, para compreender a obra do diretor é importante destacar a influência da tradição teatral sueca, nórdica, e nomes como de Henrik Ibsen, Soren Kierkegard e August Strindberg nos dão pistas para pensar a obra do realizador. Seus filmes exploram as angústias existenciais do homem moderno, por meio de narrativas densas e complexas utilizando ao máximo as possibilidades da linguagem cinematográfica. Bergman trabalha de forma única com temáticas densas e delicadas, de forte carga existencial, tais como: a solidão, a morte e, ainda, o erotismo e a religião. Todos esses temas explorados muitas vezes de forma violenta e beirando ao absurdo. Uma das características marcantes de seus filmes é o uso do flashback, como também a interação dos personagens com a câmera, em possível diálogo com o espectador. Aliás, Bergman é um dos realizadores que mais soube filmar rostos e expressões de pura angústia. O diretor foi premiado diversas vezes nos Festivais de Berlim e Cannes. O reconhecimento internacional aconteceu com O sétimo Selo (1956), que ganhou o prêmio do júri do Festival de Cannes em 1957. Bergman foi um dos fundadores da Academia Europeia de Cinema, foi indicado ao Oscar nove vezes, vencendo como melhor filme estrangeiro três vezes.  Ingmar Bergman morreu no dia 30 de julho de 2007, aos 89 anos. Uma coincidência: nesse mesmo dia morria também o realizador italiano Michelangelo Antonioni. Na mostra serão exibidos nove filmes do realizador, em cópia digital de extrema qualidade: O Sétimo Selo (1957), Morangos Silvestres (1957), Persona (1966), Vergonha (1968), A Hora do Lobo (1968), Face a Face (1976), Sonata de Outono (1978) e Fanny e Alexander (1982).
 
Desta vez, exibiremos apenas uma sessão por filme e, no dia 26 de setembro, às 19h, na sessão de A Hora do Lobo, teremos a presença luxuosa de Marco Fialho, assessor em Cinema do Sesc Nacional.
 
PALCO SESC NATIVISTA
 
PROGRAMAÇÃO:
 
Ciranda Escolar
Local: Casa do Gaúcho - Parque Harmonia (R. Otávio Francisco Caruso da Rocha, 301)
Entrada franca para escolas agendadas previamente
 
Historietas
Grupo/Cia: Coletivo Artístico Palco Aberto (RS)
 
Data: 10/09
Horário: 10h, 11h, 14h e 15h
Local: Casa do Gaúcho - Parque Harmonia (R. Otávio Francisco Caruso da Rocha, 301)
 
Detalhes: Historietas propõe ao espectador um mergulho no universo fantástico e pampeano do escritor gaúcho Simões Lopes Neto, através de uma encenação onde o jogo teatral assume seu estado mais puro. Nesta engenharia lúdica de crianças e adolescentes, um personagem narrador aparece personificado na figura de um velho capataz de Estância. Tal qual um Blau Nunes, um Romualdo – personagens da obra de Simões  conta ao público lembranças de um tempo que não retorna mais. Dentre essas lembranças estão Mayo e Janaina: dois irmãos adolescentes que em férias vão visitar a Estância da sua família localizada no interior do Estado. Acompanhados de sua amiga Rita eles partem em uma jornada atrás do capataz da propriedade, Seu Juca, alvo de causos e histórias incríveis por parte dos outros moradores do local e conhecedor da lida campeira e dos segredos que envolvem essas e outras historietas do pampa.
 
Classificação: Livre
Duração: 40min
 
Mate, Chima&Tererê
Grupo/Cia: Coletivo Artístico Palco Aberto (RS)
 
Data: 11/09
Horário: 10h, 11h, 14h e 15h
Local: Casa do Gaúcho - Parque Harmonia (R. Otávio Francisco Caruso da Rocha, 301)
 
Sinopse: Em formato que mistura contadores de histórias, cantautores, uma linguagem de teatro de rua e comédia popular, contamos a importância do Chimarrão, as lendas e histórias que o envolvem através da aventura de dois amigos. Os guascas Chima e Mate saem a viajar pelo interior do Estado querendo tocar suas músicas em bailes gaudérios pelo interior até chegar na fronteira com a Argentina. Missão que vai se tornar mais divertida e misteriosa ao encontrarem no meio do caminho uma prenda chamada Tererê, mulher com conhecimentos vastos, meio bruxa, meio sábia e detentora de várias histórias e que lhes apresenta uma erva-mate mágica, o que torna uma aventura bem mais instigante a viagem e os salva de algumas boas encrencas e enrascadas.
 
Classificação: Livre
Duração: 40min
 
Pequenas Histórias do céu e da terra
Grupo/Cia: Las Brujas (RS)
 
Data: 12/09
Horário: 10h, 11h, 14 e 15h
Local: Casa do Gaúcho - Parque Harmonia (R. Otávio Francisco Caruso da Rocha, 301)
 
Sinopse: Duas atrizes convidam as crianças a conhecer a lenda indígena da Mandioca e a lenda africana da Abayomi, ora contando, ora vivendo a história. Assim, a contação propõe a união de teatro de atores, teatro de objetos e contação de histórias para criar um espaço lúdico de trocas com as crianças sobre a cultura brasileira. Este trabalho integra o núcleo Caldeirão de Histórias que investiga diferentes modos de potencializar a contação de histórias, visando o resgate de memórias.
 
Classificação: Livre
Duração: 20min
 
Entre Trapus E Farrapos 
Grupo/Cia: Trupi de Trapu Teatro de Bonecos (RS)
 
Data: 13 e 14/09
Horário: 10h, 11h, 14 e 15h
Local: Casa do Gaúcho - Parque Harmonia (R. Otávio Francisco Caruso da Rocha, 301)
 
Sinopse: Três contadores, Trapo (Anderson Gonçalves), Fiapo (Andre Baguetti) e Farrapa (Lorena Sanchez) são mascates que rodam o Estado trocando e vendendo toda sorte de produtos: pomada contra calos, erva-mate para chimarrão, linguiça da colônia, ou água de colônia para quem quer ficar cheiroso! Entretanto o seu produto mais famoso não é vendido, é trocado, ou “escambado”: Uma história por um sorriso, um conto por um aplauso, um causo por um abraço. E assim de querência em querência, de rincão em rincão eles seguem levando o Rio Grande de histórias para cada novo coração. Uma tríade de contos de origem negra, indígena e dos imigrantes vários compõe a peça, música ao vivo, objetos que se transformam e bonecos fecham o cenário de encantamento artístico.
 
Classificação: Livre
Duração: 30 minutos
 
Palco Principal
 
Danças Folclóricas 
CTG Raízes do Sul
 
Data: 15/09
Horário: 19h
Local: Palco Principal do Acampamento Farroupilha / Parque Harmonia
 
Detalhes: Apresentação de músicas clássicas e danças tradicionais do repertorio gaúcho com utilização de trajes gaúchos. O CTG Raízes do Sul foi fundado em 20 de julho de 1986, tem como lema "O CTG Raízes do Sul traz na alma gauderia as coisas do pampa". O grupo mirim busca desenvolver a criança através de brincadeiras e danças tradicionais objetivando formar o futuro cidadão.
 
Classificação: Livre
Duração: 60min
 
Apresentação musical
Eco do Pampa
 
Data: 15/09
Horário: 20h
Local: Palco Principal do Acampamento Farroupilha / Parque Harmonia
 
Detalhes: O show baile do grupo Eco do Pampa tem duração de duas horas e levará ao público os maiores clássicos da música regional fandangueira gaúcha, mesclando ritmos como vanera, xote, chamamé, bugios, milongas e o tradicional bugio (ritmo regional gaúcho). Destaque para a indumentária e instrumentos utilizados nos bailes gaúchos. Os arranjos vocais e instrumentais recebem destaque nos espetáculos do grupo Eco do Pampa.
 
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos 


Autor: Amanda Hamermüller
Fonte: Assessoria de comunicação e marketing SESC/RS
Autor da Foto: Divulgação SESC/RS

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 3779.0602