.
 
 
15ª Convenção da Maturidade Ativa Sesc encerra em Torres com 1300 idosos em clima de comemoração
 
Saúde RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


24/11/2018

15ª Convenção da Maturidade Ativa Sesc encerra em Torres com 1300 idosos em clima de comemoração

Fechamento foi marcado pela apresentação de um flashmob que contou cerca de 600 integrantes

Encerrou nesta quinta-feira (22/11) a 15ª Convenção da Maturidade Ativa Sesc, em Torres. Os 1300 idosos, oriundos de mais de 70 grupos de várias regiões do Estado, finalizaram o encontro em clima de festa. O fechamento foi marcado por um flashmob, que contou cerca de 600 integrantes. Após a apresentação, todos puderam se divertir com o show baile de encerramento. A 15ª edição iniciou na segunda-feira (19/11), proporcionando diversas oficinas, atividades culturais, recreativas e confraternizações.

O objetivo do evento, que chega aos seus 15 anos de realização, é oferecer formas de lazer para o desenvolvimento físico, psicológico e social dos participantes, através da interação e de atividades descontraídas. O evento é fechado para participantes dos grupos previamente inscritos. Nesta edição, foram destacados os dos grupos Maturidade Ativa Jubilados em 2018, que completaram dez anos de fundação: Gravataí, Porto Alegre – Centro Histórico, Nova Prata, Portão e Santana do Livramento.

Em sua fala, o diretor regional do Sesc/RS, Luiz Tadeu Piva, demonstrou a alegria em chegar ao 15º ano de realização deste evento. “É um momento ímpar reunir grupos de diversos lugares. Lembro que quando criamos o primeiro, em 2004, fizemos já pensando no nosso futuro. Todos nós iremos alcançar a maturidade e precisamos dar mais atenção, cidadania, respeito e valorização para esta faixa etária que não para de crescer no nosso país. Quando fundamos os grupos, nosso desejo era proporcionar um espaço de cidadania, envelhecimento saudável, bem-estar, e acredito que conseguimos. E este é o propósito da Convenção: integrar, proporcionando mais momentos de lazer e amizades. Hoje, celebrando 15 anos da Convenção, é um dia de festa”, comemora.

Conforme sinalizado por Piva, os grupos da Maturidade Ativa são oportunidades para fazer amizades e preencher os dias com atividades de lazer, muitas vezes sendo a principal atividade dos participantes, como sinaliza Maria Mello, 79 anos: “Se eu não tivesse o grupo, ficaria em casa sem fazer nada. Adoro participar, porque é onde eu faço amigos”, afirma a idosa que integra desde 2005 o grupo de Torres. Já, Rosalina Grassi, 66 anos, explica que a Convenção é o momento mais esperado do ano e que é muito especial poder participar. “É quando encontramos amigos de lugares distantes, que só vemos quando tem algum evento de câmbio, por exemplo. E aqui podemos nos divertir juntos”, explica a senhora que participa dos torneios do vôlei adaptado no grupo de Caxias do Sul. Ana Ceni, 75 anos, e Edelmar Rosa, 77 anos, são casados há 57 anos e há 12 integram o grupo da Maturidade Ativa de Torres. “Nós fomos convidados juntos para participar e nunca mais saímos. É muito bom porque não ficamos parados nunca, fazemos caminhada, jogamos bingo, participamos de ação social e quase todas as atividades que são propostas. É bom que nós dois fazemos parte, porque um ‘puxa’ o outro”, assinala a esposa.

Sobre o Programa Sesc Maturidade Ativa - Capitaneado pelo Sistema Fecomércio-RS, o Programa tem como objetivo promover a qualidade de vida e o envelhecimento ativo de pessoas com idade igual ou superior a 50 anos. No projeto, os participantes reúnem-se para conviver, divertir, confraternizar, aprender e desenvolver seus potenciais, além de realizar trabalhos comunitários e solidários. Trata-se de um movimento social organizado que tem por missão construir um novo significado social para o envelhecimento, valorizando o papel do participante na sociedade contemporânea e a prática da responsabilidade social individual e coletiva. Atualmente, são 77 Grupos Sesc Maturidade Ativa envolvendo cerca de 7 mil integrantes. 


Autor: Marília Bede
Fonte: Assessoria de imprensa Sesc/RS
Autor da Foto: BBC Fotografias

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 3779.0602