.
 
 
Estudo realizado no HCPA propõe nova forma de tratamento de câncer de tireoide avançado
 
Saúde RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


31/10/2019

Estudo realizado no HCPA propõe nova forma de tratamento de câncer de tireoide avançado

O artigo científico com os resultados foi publicado na revista internacional Frontiers in Endocrinology, no último dia 22 de outubro

Um tratamento não convencional proposto por pesquisadores do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) foi decisivo para que um paciente recebesse tratamento de um câncer de tireoide evoluído. Um tumor de sete centímetros envolvia a traqueia, esôfago e outras estruturas próximas, inviabilizando a cirurgia para retirada. Um tipo de medicamento, normalmente não recomendado para esses casos, foi responsável em reduzir o cisto para menos de 2,5 centímetros. Com o tamanho diminuído, foi possível fazer a cirurgia e retirar o tumor.

O paciente é um homem de 32 anos. “Uma redução de 70% do tumor foi observada após seis meses de medicação, permitindo nova intervenção cirúrgica e ressecção completa”, explica a professora e chefe da Unidade de Tireoide do HCPA, Ana Luiza Maia. O iodo radioativo foi então utilizado como terapia complementar no tratamento. A ideia do uso da medicação surgiu nas discussões com as equipes multidisciplinares envolvidas no cuidado e tratamento do paciente. “Após estudos, análises e conversas com o paciente, decidimos tentar esta nova forma de tratamento”, completa.

Um ano após a cirurgia, o homem está totalmente recuperado e sem sinais de doença ativa. “Também analisamos o efeito da medicação no tumor antes e após o tratamento, o que pode fornecer informações importantes para novos estudos”, projeta Ana Maia. O artigo científico com os resultados foi publicado na revista internacional Frontiers in Endocrinology, no último dia 22 de outubro. 


Autor: Redação
Fonte: Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Autor da Foto: Freepik

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 3779.0602