.
 
 
César Saut
 
Saúde RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


14/07/2020

César Saut

Olhando Para o Futuro do Mercado Diante da Pandemia

O Clube de Seguros de Vida e Benefícios do Rio Grande do Sul (CVG RS) realizou um webinário na noite de quarta-feira (08). César Saut, vice-presidente corporativo da Icatu Seguros e presidente da Rio Grande Seguros e Previdência, participou como palestrante falando sobre o tema “Uma visão otimista do futuro pós-pandemia”.

Ao falar de sua visão sobre a realidade que atravessa a sociedade diante do cenário de crise e a respeito do futuro do mercado segurador após a pandemia, César Saut fez uma abordagem otimista promovendo reflexões, apresentando índices e dados, mostrando problemáticas do mundo corporativo e ainda citando pensamentos de profissionais de destaque na sociedade, como o mega-empresário, Bill Gates e o autor de vários Best Sellers, Yuval Harari.

Mudança de comportamento, agir agora, digital analytics e proposta de valor foram os quatro desafios estratégicos apresentados por Saut. O executivo relembrou que nessa pandemia, diferente de outras catástrofes mundiais que já aconteceram, a sociedade está podendo acompanhar o número de mortes em tempo real. Para ele, a disseminação mundial da Covid-19 está fazendo surgir crises nas áreas da saúde e da política, mas também em nível emocional.

Se para grande parte das pessoas houve espanto com as alterações causadas no cotidiano pelo isolamento social, para Saut tudo aquilo que for previsível não poderá causar surpresas. “Vivemos em mundo que é volátil, incerto, complexo e ambíguo. Escutei essa reflexão de um professor de uma universidade de Chicago cujo trabalho servia de base para ser aplicado no planejamento estratégico do exército americano”, observou o executivo.

A diminuição das atividades comerciais, o aumento do desemprego e outros problemas econômicos não tiram o otimismo de quem atua a quase três décadas no mercado segurador. “Eu disse para um amigo que a crise será do tamanho da credibilidade que ele dá para ela. Ano que vem a projeção é de que o PIB cresça 3%. Já estamos vendo uma retomada lenta da economia, mas real. Os dados de varejo divulgados hoje são otimistas. E o setor de seguros quase que não foi afetado”.

“Neste momento começaremos a pensar de que maneira poderemos ser otimistas independente da realidade que vivemos, pois nós só temos uma vida e não devemos colocá-la em stand by para começarmos a agir somente quando tudo passar”.

O executivo relembrou que a Icatu já vinha promovendo ações internas para uma transformação digital, pois na avaliação da companhia essa alteração era certa. “Ano passado a Seguradora investiu R$ 116 milhões em tecnologia. E com a necessidade do trabalho remoto por conta da pandemia, muitas operações que seriam implantas em 2022, tiveram que ser efetuadas imediatamente”, argumentou vice-presidente corporativo da Icatu.

Para César Saut, a atual conjuntura é a antecipação daquilo que está sendo chamado de novo normal, pois todos sabiam seria estabelecido em algum momento aconteceria. “Não temos que cortar os pulsos porque o mundo mudou, mas sim sermos mais eficientes”, destacou. “As pessoas precisam ser humildes para terem a consciência que não possuem todo o conhecimento que imaginam. Nós temos que aprender, desaprender e reaprender o tempo todo”.

Projetando o futuro do segmento de seguros, Saut considera que as pessoas terão mais consciência a respeito de sua proteção e sobre a importância de poupar, o que auxiliará o crescimento do mercado. "Uma vez tínhamos que fazer grandes esforços para convencer as pessoas da importância do seguro de vida, mas atualmente está mais fácil já que todos podem ver constantemente na mídia que a vida é finita”.

Dentro do propósito do evento que é fazer com que o público amplie sua compreensão sobre o mercado de seguros diante da nova realidade, a presidente do Clube de Seguros de Vida e Benefícios do Rio Grande do Sul agradeceu a participação de Saut e afirmando que o conteúdo do encontro foi muito impactante. “Tenho muita gratidão em poder contar com tua presença. Com certeza tu terás que abrir um espaço na tua agenda para as próximas atividades do CVG-RS”, ressaltou a presidente Andreia Araújo.


Autor: Redação
Fonte: SEGS.com.br
Autor da Foto: Divulgação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - cj 1101- Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581