.
 
 
Reabilitar paciente com baixa visão em debate no Hospital Banco de Olhos
 
Destaques
 
     
   

Tamanho da fonte:


09/11/2009

Reabilitar paciente com baixa visão em debate no Hospital Banco de Olhos

Desde 2007, o Simpósio debate temas sobre a saúde ocular e assistência ao paciente

O Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre realizou no sábado (07/11) o 3º Simpósio de Enfermagem em Oftalmologia. Enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros profissionais que atuam na área lotaram o auditório Nicolina Corvatta do Hospital para debater sobre qualidade e segurança em oftalmologia. A diretora-geral, Irmã Narcisa Dal Maso, destaca a relevância do acontecimento: “A missão do Hospital é compartilhar experiências, visando a excelência no tratamento da visão”.

O Hospital Banco de Olhos é pioneiro na realização de um evento de enfermagem em oftalmologia no Rio Grande do Sul. Desde 2007, o Simpósio debate temas sobre a saúde ocular e assistência ao paciente. “É um orgulho sermos responsáveis por algo que é um marco no Estado”, disse o diretor-superintendente, Antonio Quinto Neto.

A enfermeira Vanisse Borges Kochhann, coordenadora do Simpósio, falou sobre a presença de profissionais de outras instituições como evidência de sua importância. “O Simpósio está crescendo, a cada ano”. O tema qualidade e segurança foi escolhido por tratar-se de um assunto amplamente discutido ao longo de 2009.

A tecnóloga em oftalmologia do Instituto de Oftalmologia de Piracicaba (SP), Francine Tognin, abordou em sua palestra a reabilitação de pacientes com baixa visão. Pessoas com essa característica precisam se reinserir na sociedade, o que muitas vezes não tarefa fácil. “O acompanhamento e apoio da família é fundamental”, avalia.

Sobre o preparo dos serviços de saúde para receber pacientes com baixa visão, mencionou paredes com texturas, pisos com sensibilidade e antiderrapantes e avisos em braile como medidas que devem ser adotadas para evitar acidentes e proporcionar conforto aos usuários. O Hospital Banco de Olhos prepara a abertura do Centro de Reabilitação Visual para o próximo ano. Hoje atua na cura e prevenção da visão. Possui o maior Centro Cirúrgico e o maior Centro de Diagnóstico e Tratamento do Estado, e seu Centro de Transplante é o segundo que mais realiza o transplante de córneas no Rio Grande do Sul.

Sete palestras compuseram o simpósio, sendo ministradas por profissionais do Hospital Banco de Olhos, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e de São Paulo. Entre os temas, a assistência oftalmológica para dor ocular e a assistência de enfermagem em cirurgia refrativa, os tipos de anestesia em cirurgia oftalmológica e riscos inerentes no trans e no pós-operatório.

O Simpósio teve o patrocínio de IGMED, Relojoaria e Ótica Safira e Vistatek e apoio de Alcon e Micsteriliza.


Autor: Taires Tancredi
Fonte: Influence

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581