.
 
 
Cremers recebeu 133 denúncias de publicidade médica no primeiro semestre
 
Sade RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


25/08/2023

Cremers recebeu 133 denúncias de publicidade médica no primeiro semestre

Os casos mais comuns são de autopromoção

Quando bem usadas, as redes sociais são uma importante ferramenta de divulgação do trabalho dos médicos. No entanto, o uso destas plataformas demanda certo cuidado por parte dos profissionais.

No primeiro semestre deste ano, o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul recebeu 133 denúncias relacionadas à publicidade médica. Em todo o ano passado, foram 94 registros.

Os casos mais comuns são de autopromoção – como publicação de fotos de ‘antes e depois’ de procedimentos – e a mercantilização do ato médico, como divulgação de valores, descontos e formas de pagamento de consultas nas redes sociais.

“As publicações devem ter caráter informativo e educativo, e não promocional. É preciso manter uma postura ética, tendo como objetivo a divulgação de conteúdo cientificamente comprovado, válido, pertinente e de interesse público”, afirma o coordenador da Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame), Dr. Geraldo Jotz.

A Resolução 1974/11 do Conselho Federal de Medicina estabelece os critérios norteadores da propaganda em Medicina, incluindo a divulgação de assuntos médicos nas redes sociais. O descumprimento às regras pode levar o profissional a responder uma sindicância e/ou um processo ético-profissional, e nos casos mais graves, pode resultar até na cassação do registro do médico.

Além de ser responsável pelo recebimento e análise das denúncias sobre o tema, a Codame também tem a função de orientar os médicos em todos os aspectos relativos à publicidade. Dúvidas podem ser encaminhadas através do e-mail codame@cremers.org.br ou do telefone (51) 3300.5400 – Ramal 208.


Autor: Redação
Fonte: Assessoria de Imprensa do Cremers
Autor da Foto: Divulgação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581