.
 
 
Desastres climáticos e o Direito
 
Sade RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


25/09/2023

Desastres climáticos e o Direito

Palestra promovida pela Unisinos reúne especialistas

A Unisinos promove, na próxima terça-feira (26), às 19h30, no campus São Leopoldo, a palestra Desastres Climáticos e o Direito. O evento gratuito contará com a participação do professor Daniel Farber, da Universidade da Califórnia, um dos maiores expoentes no Direito Ambiental da atualidade e pioneiro no emergente ramo de legislação de desastres.

Coordenador do evento e um dos maiores especialistas no tema do país, o professor da Escola de Direito Délton de Carvalho explica que o Direito dos Desastres surgiu em nível internacional para, num primeiro momento, o atendimento humanitário a guerras e grandes catástrofes, tendo como grande protagonista a Cruz Vermelha. "Com a intensificação de eventos extremos, os países começaram a estruturar normas nacionais para atender esses eventos, como acidentes industriais graves e desastres naturais", completa o professor. 

De acordo com Carvalho, um dos principais fatores por trás dos desastres ambientais – como a recente inundação que atingiu o Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul – é a vulnerabilidade das comunidades. "O Direito tem um papel chave na redução das vulnerabilidades por meio da atenção dos planos diretores aos riscos hidrológicos, industriais e urbanos, evitando-se ocupações em áreas de risco, assim como pela atenção aos direitos fundamentais dos mais vulneráveis", finaliza.

Para se inscrever no evento, acesse o site.


Autor: Redação
Fonte: Critério
Autor da Foto: Freepik

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581