A temporada de verão é um momento de lazer e descanso, mas também exige cuidados com a saúde, especialmente com a proteção ocular. Para combater a venda de óculos solares falsificados, que oferecem riscos à saúde dos olhos, o Sindióptica-RS, com o apoio da Associação do Comércio de Joias, Relógios e Óptica do Rio Grande do Sul (Ajorsul), iniciou a campanha “Verão com Mais Saúde e Proteção”. A ação de conscientização, que teve início nesta semana, será realizada em Porto Alegre, na Região Metropolitana e no Litoral Norte.
“O uso de óculos solares falsificados representa perigo para a saúde ocular, pois esses produtos frequentemente não oferecem a proteção necessária contra os raios UV, aumentando o risco de danos irreparáveis aos olhos. Além disso, a pirataria prejudica a economia legal e afeta as marcas e profissionais do setor”, alerta a presidente da Ajorsul, Andrea Rocho Neumann.
Durante a campanha, materiais informativos como cartazes, folders, leques, sacolinhas e protetores de para-brisas estão sendo distribuídos em locais estratégicos, como estabelecimentos ópticos, postos de saúde, hospitais e outros pontos de grande circulação de consumidores. O objetivo é informar a população sobre os riscos dos óculos solares sem procedência e incentivar hábitos saudáveis, como a realização de exames visuais periódicos e o uso de óculos com proteção UV.
Além disso, durante o final de semana, a ação se estendeu às praias do Litoral Norte, onde foi realizada uma blitz de conscientização com a distribuição de materiais de informação diretamente aos banhistas.A iniciativa é do Sindióptica-RS, Fecomércio-RS, Sesc, Senac, Ministério Público do Rio Grande do Sul e Ajorsul.