.
 
 
Imunização
 
Destaques
 
     
   

Tamanho da fonte:


28/01/2010

Imunização

No RS, a vacinação contra Gripe A deve incluir faixa etária de 30 a 39 anos

O secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, anunciou em entrevista coletiva realizada na tarde desta quarta-feira (27/01) que, no Rio Grande do Sul, a vacinação contra a Gripe H1N1 também deverá incluir a faixa-etária de 30 a 39 anos como grupo de risco. Isto porque no Estado foi grande a incidência de casos confirmados da doença em mulheres grávidas e em idade fértil.

Terra disse que a Secretaria Estadual da Saúde (SES) vai aderir ao restante da campanha apresentada pelo Ministério da Saúde e seguir o mesmo calendário no qual serão vacinados os profissionais de saúde e indígenas, de 8 a 19 de março; gestantes, de 22 de março a 7 de maio; população com doenças crônicas e crianças saudáveis de seis meses até dois anos, de 22 de março a 2 de abril; adultos saudáveis, de 20 a 29 anos e de 30 a 39 anos, de 5 a 23 de abril, idosos com mais de 60 anos com doenças crônicas, de 24 de abril a 7 de maio.

A proposta de incluir esse novo grupo de risco já foi encaminhada ao Ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Inicialmente, estavam previstas 5 milhões de doses para vacinar 45% da população do Estado. Com a provável inclusão da nova faixa etária, serão necessárias em torno de 6 milhões de doses de vacina destinadas a 55% da população gaúcha.

O Secretário afirmou que "não estamos livres da segunda onda, pois o H1N1 está atingindo a Europa e também há muitos casos no Rio Grande do Norte". No entanto, ele estima que 20% da população já está imunizada em função de contato com o vírus desde que foi detectado o primeiro caso confirmado, em maio de 2009.

Em todo o Rio Grande do Sul, a partir de março, cerca de 3 mil pontos de vacinação entram em funcionamento. Terra também informou que a vacina já foi testada e apresenta apenas contra-indicações para casos de pessoas com infecção e baixa imunidade.

De acordo com dados do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), desde o início da pandemia até janeiro de 2010, foram notificados 8.190 casos e 3.540 confirmados. Os óbitos notificados confirmados somaram 272, enquanto 187 foram descartados.


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria Estadual da Saúde
Autor da Foto: SES

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - cj 1101- Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581