.
 
 
Governança Corporativa
 
Destaques
 
     
   

Tamanho da fonte:


10/03/2010

Governança Corporativa

SINDIHOSPA reúne autoridades para a discussão do tema

Dr. Cláudio Seferin (esquerda) e Prof. Osvino de Souza Filho (direita)

 

Dr. Cláudio Seferin na abertura do evento

 

Prof. Osvino durante a palestra

Na última quarta-feira, 10, autoridades da saúde gaúcha reuniram-se na sede do Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA) para tratar de um tema crucial em tempos de mudança: a governança corporativa.

O convidado para abordar esse tópico foi o professor Osvino de Souza Filho, da Fundação Dom Cabral de Desenvolvimento de Executivos e Empresas. Nas palavras do presidente do Conselho de Líderes do SINDIHOSPA, Dr. Cláudio Seferin, o objetivo do encontro visa fortalecer os conhecimentos estratégicos do segmento da saúde gaúcha, em face às contingências do mercado atual.

O público reunido pôde discutir com o palestrante acerca dos tópicos emergentes relacionados à gestão estratégica e governança corporativa. De acordo com o professor Osvino, uma das premissas impostas aos executivos na atualidade diz respeito à sinergia de esforços conjuntos, que podem ser consolidadas se alguns fatores forem observados e postos em prática.

Dentre esses fatores, o especialista destacou duas dimensões: a governança interna e externa. A primeira diz respeito ao estabelecimento de um mapa estratégico da organização, que, sinteticamente, reúne a missão, visão e valores organizacionais, com o intuito de atribuir um foco estratégico.

O segundo tópico diz respeito aos fatores externos, relacionados às perspectivas financeiras, de mercado, de processos e das pessoas. Osvino salienta que estes quatro fatores devem reunir os objetivos organizacionais frente a um cenário de mudanças intensas, mas que, paralelamente, exige esforços a níveis estruturais. Ou seja, a base de toda e qualquer ação está nas pessoas e suas consequentes capacitações.

A esse conflito “estratégia versus estrutura”, o especialista salienta acerca da importância da readequação de processos, de modo a implicar em um adequado alcance de metas. “Alinhar pessoas ao foco organizacional, de modo integrado e sinérgico, constitui um diferencial nas ações de governança”, afirma Osvino.

Após a exposição dos conceitos e técnicas desenvolvidas pela Fundação Dom Cabral, o especialista respondeu às dúvidas dos executivos presentes. As discussões centrais convergiram aos tópicos de integração e ação conjunta, evidenciando uma necessidade dos gestores em prover um contínuo aperfeiçoamento de suas práticas de gestão e assistência.
 

 


Autor:
Fonte: SINDIHOSPA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - cj 1101- Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581