.
 
 
SINDIHOSPA promove orientações sobre detergentes enzimáticos
 
Destaques
 
     
   

Tamanho da fonte:


05/04/2010

SINDIHOSPA promove orientações sobre detergentes enzimáticos

Encontro proporcionou informações para o processamento de produtos para a saúde

Pelo fato de entrar em vigor em breve normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) que exigirá das instituições de saúde padronizações das rotinas de processamento de produtos de saúde, o SINDIHOSPA, a partir do Comitê de Processamento de Produtos para Saúde, realizou palestra na última quarta (31) sobre detergentes enzimáticos. O objetivo do encontro foi proporcionar informações a respeito do processamento de produtos para a saúde com o uso de um novo tipo de detergente enzimático contendo cinco enzimas.

Participaram como palestrantes os engenheiros químicos Bruno Rafael da Silva e Karine Duarte, da Quimisa e da Luckmann, respectivamente. Bruno explicou a ação dos detergentes enzimáticos na limpeza de materiais de produtos para a saúde, e Karina apresentou a ação do novo detergente denominado de Four Zymes Mais.

Segundo Bruno, as enzimas são catalizadoras biológicas que aceleram uma reação química sem interferir nessa reação. Nesse sentido, os detergentes enzimáticos não reagem com o instrumental, não lhes causando danos. Também, as enzimas não são consumidas no processo de limpeza de materiais, o que faz com que os detergentes enzimáticos possam ser reutilizados. Esses fatores fazem com que esses produtos sejam vantajosos para o processamento de materiais para a saúde. Contudo, o palestrante alertou que requerem cuidados em sua produção, estocagem e manutenção para continuarem com suas propriedades.

De acordo com Karine, a Luckmann propicia a produção de produtos saneantes com processos de alta qualidade. A empresa conta com a certificação de boas práticas de produção a partir da Anvisa. Assim, para a produção do detergente enzimático Four Zymes Mais, a palestrante destacou que “toda a matéria prima utilizada é selecionada com cuidado, a produção é acompanhada de um laudo técnico que garante a qualidade de cada lote produzido”. Portanto, o produto é eficaz na limpeza por imersão, automática e ultrassônica de todos os tipos de instrumentos cirúrgicos e endoscópios de fibra ótica. Além disso, é 100% biodegradável, ecologicamente correto e não agride o meio ambiente, segundo Karine.

O Four Zymes Mais apresenta cinco tipos de processos enzimáticos, a saber:

  • Savinase: quebra das estruturas moleculares das proteínas, alta eficiência em moléculas de hemoglobina;
  • Liquanase: degradação de moléculas proteicas, alta eficiência em fibinas, fibras originárias do sangue;
  • Celulase: desestruturação molécula de glicose, fibra dietética, não digerível pelo ser humano;
  • Lípase: responsável pela desestruturação dos lipídios;
  • Amilase: hidrolisa amido e glicogênio.

Bruno acrescentou que é importante realizar testes entre os vários produtos disponíveis no mercado para a limpeza de materiais a fim da escolha do mais eficaz e os aspectos que devem ser avaliados são:

  • o custo do produto diluído;
  • produto testado e certificado;
  • o resultado após a esterelização.

Encerrando o encontro, a coordenadora do Comitê de Processamento de Produtos para Saúde Maria de Lourdes Ravanello comentou que “devido as exigências das normas da Anvisa para processamento de produtos para a saúde que entrarão em vigor, todo o processo deverá contar com uma padronização rigorosa, devem validar o processo de limpeza e que as instituições de saúde deverão estar atentas para essas questões”. Além disso, Maria de Lourdes enfatizou que é dever das instituições de saúde garantir a limpeza eficaz de todo o material em prol da manutenção da saúde da população.

Confira as imagens (Créditos: SINDIHOSPA - clique nas fotos para ampliá-las):

Karine Duarte durante a palestra Bruno Rafael da Silva durante a palestra Público do evento

 

Discussão final com Karine, Bruno e Maria de Lourdes (esquerda para direita)

 


Autor: SIS.Saúde
Fonte: SINDIHOSPA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - cj 1101- Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581