.
 
 
Quarto dia da 99ª Conferência Internacional do Trabalho
 
Saúde RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


04/06/2010

Quarto dia da 99ª Conferência Internacional do Trabalho

Alexandre Zanetti representa a delegação brasileira perante a OIT

Dr. Alexandre Zanetti, em Genebra, Suíça

 

O advogado da Federação dos Hospitais do Rio Grande do Sul (FEHOSUL) e Assessor Jurídico da Confederação Nacional de Saúde (CNS), Dr. Alexandre Zanetti, foi escolhido para representar a delegação brasileira durante as atividades da 99ª Conferência Internacional do Trabalho (CIT).

A Conferência ocorre entre os dias 1 e 18 de junho de 2010, na cidade de Genebra, Suíça. Na pauta deste ano, temas que prometem calorosas discussões e que demandam por deliberações são: objetivos estratégicos do emprego, HIV/AIDS no mundo do trabalho, abolição do trabalho infantil, etc.

Acompanhe a seguir os comentários de Alexandre Zanetti, em tempo real, relatando fatos debatidos durante esse importante encontro.

 

 

 (Clique nas fotos entre os textos para ampliá-las)

Genebra, 04 de junho – Quarto dia da Convenção 99° da OIT (Organização Internacional do Trabalho)

Dia lindo, hoje, em Genebra e temperatura prá lá de agradável. Nenhuma nuvem no céu. Somente ao longe. O que ainda impossibilita ver os Alpes e sua beleza.

Mais uma vez, como é costume, o dia iniciou com a tradicional reunião dos empregadores. Novamente, uma reunião bastante concorrida e com grande interesse dos presentes, como já relatamos.

Ouve-se uma reclamação geral por aqui, ocasionada pela falta de participação dos governos em contribuirem com o debate central e estratégico da OIT, no que diz respeito às normas de trabalho. Somente questões genéricas foram apresentadas e não práticas, estratégicas, tanto na área comercial como na esfera política, o que possibilitaria maior integração das ações.

Também, foi relatada a dificuldade enfrentada pela delegação do Iraque, que não conseguiu, pelo que entendi, visto de entrada ou de saída. Certamente, algum problema formal com o passaporte. A organização da OIT esperava conseguir interceder e resolver essa dificuldade ainda hoje para que pudessem embarcar.

Igualmente, alguns problemas foram relatados na Comissão de Normas a respeito de países que não estão cumprindo com os dispositivos da OIT, sendo questionados por isso. A exemplo do ano passado, a Venezuela é sempre citada quando se trata de dificuldades de cumprimento. Neste ano, existem também problemas em Miamar, um pequeno país do sul da Àsia continental limitado ao norte e nordeste pela China e a sudeste pela Tailândia.

Como já era esperado, há muita dificuldade para avançar nas discussões referentes à Comissão do Trabalho Doméstico. Organizações não governamentais, principalmente da Asia, tumultuaram as reuniões - vale lembrar que são tripartites. Os relatos mais parecem com uma campanha política. O que está desagradando a bancada patronal. O representante chegou a ameaçar da retirada dos trabalhos, demandando que a mesa diretora exigisse disciplina nas próximas sessões e garantisse um ambiente neutro para as discussões - como é tradição da OIT.

Na Comissão HIV/AIDS, na qual atuo, o trabalho tem sido intenso. O momento é de revisar a redação do texto aprovado no ano passado, elaborado em três línguas, francês, inglês e espanhol. O que causa mair comprometimento dos membros devido às possíveis diferenças de interpretação entre as linguas. Dessa forma, não haverá outra saída senão o grupo trabalhar também amanhã, sábado, para vencer o texto antes do final da Conferência. Assim, o texto poderá estar pronto para que seja adotado como uma Recomendação.

Comissão HIV/AIDS Zanetti durante os trabalhos na Comissão HIV/AIDS

Uma questão importante a ser frisada é a ocorrência de uma sessão plenária, que haverá no dia 11, tratando da extinção do trabalho infantil. Para orgulho dos brasileiros, quem está organizando e divulgando tal evento é o Dr. Dagoberto Lima Godoy, que tem por motivação a ação coletiva das entidades não governamentais para que esse assunto não perca o foco nas discussões da OIT.

Bom, o final de tarde está lindo em Genebra. Vou aproveitar para colocar a caminhada em dia. Eis que ontem trabalhamos até por volta das 9 da noite. Amanhã, o trabalho será somente interno e não demandará novidades.

Grande abraço a todos e ótimo final de semana.

Alexandre Zanetti

 

 

Acompanhe também os dias anteriores

Genebra, 03 de junho – Terceiro dia da 99ª Conferência Internacional do Trabalho (CIT)

Genebra, 02 de junho – Segundo dia da 99ª Conferência Internacional do Trabalho (CIT)

Genebra, 01 de junho – Primeiro dia da 99ª Conferência Internacional do Trabalho (CIT)

 

 

 


Autor: Alexandre Zanetti e Equipe SIS.Saúde
Fonte: 99ª Reunião da Conferência da Organização Mundial de Trabalho

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - cj 1101- Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581