.
 
 
Terceiro dia da 99ª Conferência Internacional do Trabalho
 
Saúde RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


03/06/2010

Terceiro dia da 99ª Conferência Internacional do Trabalho

Alexandre Zanetti representa a delegação brasileira perante a OIT

Dr. Alexandre Zanetti, em Genebra, Suíça

 

O advogado da Federação dos Hospitais do Rio Grande do Sul (FEHOSUL) e Assessor Jurídico da Confederação Nacional de Saúde (CNS), Dr. Alexandre Zanetti, foi escolhido para representar a delegação brasileira durante as atividades da 99ª Conferência Internacional do Trabalho (CIT).

A Conferência ocorre entre os dias 1 e 18 de junho de 2010, na cidade de Genebra, Suíça. Na pauta deste ano, temas que prometem calorosas discussões e que demandam por deliberações são: objetivos estratégicos do emprego, HIV/AIDS no mundo do trabalho, abolição do trabalho infantil, etc.

Acompanhe a seguir os comentários de Alexandre Zanetti, em tempo real, relatando fatos debatidos durante esse importante encontro.

 

 

 (Clique nas fotos entre os textos para ampliá-las)

Genebra, 03 de junho – Terceiro dia 99ª Conferência Internacional do Trabalho (CIT)

O dia iniciou com a tradicional reunião dos Empregadores. Como todas as delegações já chegaram a Genebra, a reunião foi bastante concorrida, com a sala cheia. Uma diferença do ano anterior, é o interesse. Mencionei no ano passado, nos relatos, que pessoas de delegações, inclusive da nossa, estavam para turismo e não para efetivamente trabalharem nas comissões e acompanharem os trabalhos. Neste ano, percebe-se um engajamento maior, na maior delegação brasileira de todos os tempos com 136 membros.

Bancada patronal Bancada patronal HIV/AIDS

Hoje, nos encontros patronais, foi muito elogiada a fala de Dóris Leuthard, realizada ontem no plenário, pois ecoou com satisfação que a anfitriã converge com os problemas discutidos na OIT.

Ainda, é muito frequente a discussão e o embate com governos que não cumprem as normas e disposições aqui discutidas, bem como nada retornam as indagações. Hoje, presenciei uma discussão de um grupo de trabalhadores que cogitava retirar a Venezuela dos países membros, o que seria absolutamente lamentável.

Já, entrando no trabalho interno das Comissões, a de Interpretação e Normas está trabalhando para que as convenções e recomendações tenham um entendimento uniforme. O grupo está discutindo também a qualidade e manutenção do emprego.

Na Comissão do Trabalho Doméstico, está sendo discutido o conceito desse tipo de trabalho, para que, a partir daí, se tenha a amplitude necessária para que o trabalho da Comissão ande, e que conste, na recomendação e/ou convenção, os conceitos corretos e com a devida abrangência do que, aqui, está sendo discutido.

Na comissão que participo, HIV/AIDS, os trabalhos seguem no sentido de dar forma e correta interpretação ao texto aprovado no ano passado. Quase todos os membros são os mesmos, o que permite um avanço maior nas discussões. A familiaridade com as pessoas, a maneira de agir, bem como a questão da língua fazem com que, neste ano, tenhamos uma participação bem mais efetiva, realizando discussões calorosas para elucidar a interpretação e o alcance de todas as disposições que serão aprovadas.

Discussão da Plenária HIV/AIDS Grupo de trabalho HIV/AIDS

Na comissão Estratégica de Emprego, a discussão do momento é a da empresa sustentável. É incrível, mas esse é o assunto dominante aqui. Há uma tendência de que se conclua que esse assunto é uma das lacunas deixadas para o futuro. Estão sendo abordados os equívocos nas políticas econômicas cometidos pelo governo espanhol, bem como a forma como a União Européia está tratando a questão.

À noite, fomos recebidos pela Embaixadora Maria Narareth Azevedo na sede da missão permanente do Brasil, em Genebra. A Embaixadora, com sua presença inspiradora e acolhedora, ofereceu boas vindas a delegação, enalteceu a grande e qualificada presença da delegação brasileira, desejando a todos um eficiente trabalho para engrandecer ainda mais a presença do País na presente Conferência.

Reunião com a Embaixadora  Maria Narareth Azevedo

 

Bom, hoje o dia foi de sol e muito vento gelado. O que gerou duas sensações: calor e frio, em um curto espaço de tempo.

Um grande abraço e até amanhã.

Alexandre Zanetti
 

 Acompanhe também os dias anteriores

 

Genebra, 02 de junho – Segundo dia da 99ª Conferência Internacional do Trabalho (CIT)

Genebra, 01 de junho – Primeiro dia da 99ª Conferência Internacional do Trabalho (CIT)

 

 

 


 

 

 

 

 


Autor: Alexandre Zanetti e Equipe SIS.Saúde
Fonte: 99ª Reunião da Conferência da Organização Mundial de Trabalho

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - cj 1101- Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581