.
 
 
Primeiro dia da 99ª Conferência Internacional do Trabalho
 
Saúde RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


01/06/2010

Primeiro dia da 99ª Conferência Internacional do Trabalho

Alexandre Zanetti representa a delegação brasileira perante a OIT

Dr. Alexandre Zanetti, em Genebra, Suíça

 

O advogado da Federação dos Hospitais do Rio Grande do Sul (FEHOSUL) e Assessor Jurídico da Confederação Nacional de Saúde (CNS), Dr. Alexandre Zanetti, foi escolhido para representar a delegação brasileira durante as atividades da 99ª Conferência Internacional do Trabalho (CIT).

A Conferência ocorre entre os dias 1 e 18 de junho de 2010, na cidade de Genebra, Suíça. Na pauta deste ano, temas que prometem calorosas discussões e que demandam por deliberações são: objetivos estratégicos do emprego, HIV/AIDS no mundo do trabalho, abolição do trabalho infantil, etc.

Acompanhe a seguir os comentários de Alexandre Zanetti, em tempo real, relatando fatos debatidos durante esse importante encontro.

 

 

 (Clique nas fotos entre os textos para ampliá-las)

 

Genebra, 01 de junho – Primeiro dia da 99ª Conferência Internacional do Trabalho (CIT)

De volta a Genebra. Hoje, iniciou-se a 99ª Reunião da Conferência da OIT, Organização Internacional do Trabalho.

Um contratempo na chegada com as bagagens, pois as companias aéreas demoraram um pouco para que eu conseguisse ver minhas malas... roupas, etc. Mas tudo foi resolvido.

Genebra continua linda, limpa e organizada. Cada vez que regresso, mais aumenta meu desprezo pela falsa vontade de organizar o Estado que nossos políticos apresentam. Se verdadeiras fossem as intenções, aqui seria um bom lugar para se espelhar.

Genebra, Suíça

Como de costume, muita caminhada para se deslocar em Genebra. O transporte coletivo é maravilhoso, mas a cidade convida para uma boa caminhada. Para conseguir o registro e crachá da Conferência, já foram alguns quilômetros.

Na pauta deste ano, temas que prometem boas discussões e que demandam por deliberações. Também terá lugar a primeira discussão da Declaração da OIT sobre a Justiça Social para uma Globalização Justa (2008), em torno do objetivo estratégico do emprego. Bem, durante a Conferência, será debatido o Relatório Global de Acompanhamento da Declaração da OIT, relativo aos Direitos e Princípios Fundamentais no Trabalho (1998) - o qual versa, este ano, sobre a eliminação do trabalho infantil.

Da agenda de trabalhos da CIT (Comissão Internacional do Trabalho), destaca-se ainda a possibilidade de adoção de uma nova Norma Internacional do Trabalho relativa ao trabalho doméstico e a adoção de uma Recomendação autônoma relativa ao HIV/AIDS e o mundo do trabalho.

Há outro assunto que está nas discussões das delegações e da CIT, que é sobre empresa sustentável. No ano passado, com a discussão em torno da crise econômica que avançava à época, iniciou-se com esse conceito, mas dissociado da questão ecológica e apenas vinculado à questão econômica.

É consenso, na Conferência, que é necessário conseguir sustentabilidade para a empresa para que esta possa manter os níveis de empregabilidade que a população necessita, contando, claro, com seu crescimento.

A representação brasileira é tripartite - congregando os setores de trabalhadores, empresariado e governo - e reúne-se amanhã, dia dois de junho, na sede da Delegação Permanente do Brasil, em Genebra, para preparar sua participação neste que é o maior encontro do mundo do trabalho.

Bem, a partir de amanhã estaremos relatando os acontecimentos e as tendências discutidas, com envio de boletins sempre ao final do dia daqui, que tem 5 horas a mais do horário de Brasília.

No dia 14, teremos a participação do Ministro do Trabalho Carlos Lupi, e estaremos acompanhado o Presidente da Confederação Nacional da Saúde José Carlos de Souza Abrahão. Neste ano, não temos ainda a confirmação da presença do Presidente Lula.

O tempo está ótimo, lindo, poucas nuvens e extremamente agradável. Faz frio pela manhã e a noite, em média, 20 graus durante o dia.

Até amanhã.

Alexandre Zanetti


Autor: Alexandre Zanetti e Equipe SIS.Saúde
Fonte: 99ª Reunião da Conferência da Organização Mundial de Trabalho

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - cj 1101- Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581