.
 
 
Yeda sanciona lei que institui o Programa de Resistência às Drogas e à Violência
 
+ Saúde
 
     
   

Tamanho da fonte:


17/06/2010

Yeda sanciona lei que institui o Programa de Resistência às Drogas e à Violência

Programa beneficiou de 2007 até hoje mais de 198 mil crianças e adolescentes no Rio Grande do Sul

A lei que institui o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), foi sancionada na manhã desta terça-feira (15), pela governadora Yeda Crusius. O programa beneficiou de 2007 até hoje mais de 198 mil crianças e adolescentes no Rio Grande do Sul, na prevenção do uso de entorpecentes. Iniciativa da Brigada Militar, o programa utiliza palestras direcionadas aos estudantes do ensino fundamental e médio. Em maio, a Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade o projeto 199/2009, tornando lei a execução do programa.

A partir da sanção da lei pela governadora, o Proerd passa a ser desenvolvido na rede de ensino público e privado de todo o Estado, em parceria com entidades interessadas, como forma de orientação aos pais, mediante ações preventivas e cooperativas entre a polícia militar e os segmentos envolvidos com o programa. "As leis dão estrutura a uma ação que é considerada fundamental para a organização da sociedade. Parabenizo o deputado Alberto Oliveira, autor do projeto, e a Assembleia por ter levado adiante este projeto, por que o Proerd é um modelo de sucesso", disse Yeda. O subcomandante-geral da Brigada Militar, coronel Jones Calixtrato Barreto dos Santos, salientou a eficiência do programa. "O Proerd deu tão certo, que hoje é lei, podendo a Brigada Militar atingir cada vez mais crianças orientadas".

Desenvolvido desde 1998 nas escolas do RS, o Proerd baseia-se no programa estadunidense Dare (Drug Abuse Resistance Education). O Dare foi desenvolvido em Los Angeles, Califórnia, em 1983, e já é aplicado em outros 50 países. Os Estados pioneiros no Brasil foram Rio de Janeiro e São Paulo. A BM considera o Proerd um programa da sociedade, em função de basear-se em ação conjunta entre a organização policial militar local, a escola e a comunidade.

Desde o início da ação, em 1998, 452 cidades do Estado já foram contempladas com as palestras de policiais militares, o que representa a cobertura de 90,93% das comunidades gaúchas. Nestes doze anos de aplicação, o Proerd atendeu a mais de 600 mil alunos da rede pública e privada e integra o rol de ações do Programa de Prevenção à Violência (PPV), do Governo do Estado.

 


Autor: Redação
Fonte: Portal do do Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581