.
 
 
Porto Alegre-RS será destino para turismo médico
 
Saúde RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


17/06/2010

Porto Alegre-RS será destino para turismo médico

Foi assinado termo de cooperação que cria o grupo gestor do Porto Alegre Health Care Cluster

Foto: Cristine Rochol/PMPA
Cluster reúne hospitais, trade turístico e prefeitura (SMTUR)

Foi assinado, no dia 17, o termo de cooperação que cria o grupo gestor do Porto Alegre Health Care Cluster. A meta é transformar a capital gaúcha num importante destino internacional de turismo médico. Participam a Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) e as quatro principais instituições médico-hospitalares da cidade (Hospital São Lucas da PUCRS, Santa Casa, Moinhos de Vento e Mãe de Deus). fotos

O objetivo da parceria é preparar a Capital e seus principais hospitais para receber um segmento turístico que cresce geometricamente no mundo. Neste ano, as viagens em busca de tratamento de saúde devem registrar uma taxa de crescimento de 30%, segundo estimativa do Banco Mundial. O grupo gestor, formado pelos principais players do setor médico-hospitalar,  irá definir diretrizes e regular o funcionamento do Porto Alegre Health Care Cluster. Será desenvolvida uma rede de associados nas áreas saúde e trade turístico, visando parcerias com agências facilitadoras e instituições internacionais. Os quatro hospitais que integram o grupo têm certificação internacional. (veja vídeo)

O prefeito José Fortunati ressaltou que a iniciativa, além de ser resultado de uma parceria público-privada, propiciará que a cidade tenha qualidade ainda maior nos serviços da rede de hospitais, dando melhores condições para atendimento e acolhimento de pessoas que realizam tratamento de saúde. “Hoje temos uma das melhores redes hospitalares do país. Me orgulho em governar uma cidade que estabelece parcerias buscando cada vez mais a excelência nos serviços de saúde e turismo. Não tenho dúvida de que esta ação trará resultados positivos e fará com que Porto Alegre seja referência na área de turismo médico”, salientou.

O secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, destacou que o diferencial competitivo de Porto Alegre, na comparação com outros centros do país e na América Latina, é a estruturação do segmento a partir da articulação entre poder público e equipamentos privados. “O foco não é promover uma estrutura hospitalar específica, mas a marca da cidade como principal destino de turismo médico no Brasil e na América do Sul”. Para o diretor executivo da Irmandade Santa Casa de Misericórdia, Carlos Alberto Fuhrmeister, a parceria é a proposta de um novo desafio, e motivo de satisfação para a rede de hospitais da cidade. “Estamos preparados em todos os aspectos. Todos nós ganhamos com a iniciativa”, afirmou.

Início - A iniciativa de fazer da capital gaúcha uma plataforma de turismo médico vem sendo trabalhada há cerca de seis meses pelas direções dos quatro hospitais e a SMTUR, que contratou um estudo de mercado e trouxe a Porto Alegre especialistas norte-americanos da Medical Tourism Association (MTA) para um workshop. Os Estados Unidos, onde o sistema de saúde é predominantemente privado e de alto custo, são o mercado prioritário vislumbrado pelo Porto Alegre Health Care Cluster. Segundo estudo da Deloitte Development, cerca de 1,6 milhão de norte-americanos viajam anualmente para tratamentos médicos que associem alta qualidade e custos menores, além da possibilidade de usar a diferença de preço para combinar o tratamento com turismo de lazer ou férias. Países como Hungria, México, Costa Rica, Índia, Tailândia, Malásia, Cingapura e África do Sul são hoje os principais destinos mundiais em turismo médico procurados por norte-americanos e canadenses.

No Brasil o segmento ainda é incipiente, mas dados do Ministério de Turismo apontam um crescimento anual no ingresso de estrangeiros para tratamentos médicos no país. Foram 48 mil, em 2005, e 54 mil em 2006, principalmente norte-americanos e europeus, com uma permanência média de 22 dias. Um dos principais fatores de atração é o preço, de 30% a 50% inferior em relação a países como Portugal e Espanha, e até 70% menor na comparação com os Estados Unidos.


Autor: Imprensa
Fonte: PMPA
Autor da Foto: Cristine Rochol/PMPA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581