.
 
 
Curso aborda importância da família no tratamento de pacientes crônicos
 
+ Sade
 
     
   

Tamanho da fonte:


04/07/2010

Curso aborda importância da família no tratamento de pacientes crônicos

Curso de Especialização em “Dinâmica da Família: Intervenção Multiprofissional com Ênfase em Doenças Crônicas” integra o Programa de Pós-Graduação da Fundação Universitária de Cardiologia (FUC). Inédito, no que toca à abordagem, aposta no papel determinan

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera as doenças crônicas um sério problema de saúde pública. Neste rol estão incluídas as doenças cardiovasculares, as neoplasias, as doenças respiratórias crônicas, o diabetes, as desordens mentais e neurológicas, entre outras. De acordo com a OMS, em 2005, cerca de 35 milhões de pessoas morreram decorrentes de causas crônicas, em todo o mundo. O dobro das mortes relacionadas às doenças infecciosas. Os números confirmam uma importante mudança no perfil da mortalidade da população, o que vem exigido dos profissionais e serviços de saúde uma intervenção coordenada e sistêmica.

Por conta desta realidade, o curso de Pós Graduação Lato Sensu da Fundação Universitária de Cardiologia foi formatado para capacitar a equipe de saúde com esta abordagem sistêmica e multiprofissional. Enfermeiros, psicólogos, médicos, assistentes sociais, nutricionistas, entre outros, constituem o público-alvo da Especialização. “É um curso inédito, na medida em que alia a intervenção familiar na compreensão e tratamento das doenças crônicas”, diz a Psicóloga Ângela Piccoli, coordenadora do curso. Segundo ela, os familiares são, hoje, grandes aliados na adesão ao tratamento e na promoção das mudanças no estilo de vida. “Tratar o paciente crônico significa abordar quadros de sofrimento que se prolongam por muito tempo, que alteram a vida dos sujeitos e de suas relações. Por essa razão é preciso haver um processo contínuo de atenção ao paciente e familiares. Quando envolvidos adequadamente, têm condições de entender melhor o seu papel e, inclusive, tratar suas próprias angústias. Conseqüentemente, todos são beneficiados”, lembra a Coordenadora.

Apesar dos esforços da área da saúde, grande parte da população ainda não adota um estilo de vida saudável, o que contribui para os fatores de risco das doenças crônicas. Além da predisposição genética, aspectos ambientais e psicológicos também estão relacionados, o que sugere que intervenções na família se fazem cada vez mais necessárias.

SERVIÇO

- Curso de Pós Graduação Lato Sensu “Dinâmica da Família: Intervenção Multiprofissional com ênfase em Doenças Crônicas”.

- Público-alvo: profissionais da saúde.

- Início do Curso: 14 de agosto de 2010 - Aulas em sábados alternados, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30.

- Carga Horária: 360 horas.

- Local: Fundação Universitária de Cardiologia / Instituto de Cardiologia - Av. Princesa Isabel, 370 - Bairro Santana - POA – RS.

- Inscrições e Matrículas: até 06 de agosto de 2010.

- Documentos: ficha de Inscrição, cópia do diploma da graduação, RG e CPF, foto 3X4, curriculum vitae.

- Investimento: R$ 75,00 (inscrição) e 18 parcelas de R$ 390,00.

- Informações: 51- 3230.3748| ppg@cardiologia.org.br | www.cardiologia.org.br


Autor: Marta Regina V. Schlichting
Fonte: MS ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581