.
 
 
Mundial de Administração - Primeiro dia
 
+ Saúde
 
     
   

Tamanho da fonte:


13/09/2010

Mundial de Administração - Primeiro dia

A Administração Face a um Ambiente Mundializado e Turbulento – Novos Desafios e Novos Paradigmas

Iniciou-se no último dia 13, com o tema "A Administração Face a um Ambiente Mundializado e Turbulento: Novos Desafios e Novos Paradigmas", o VI Congresso Mundial de Administração, que ocorre na Universidade de Laval,  Cidade de Quebec, Canadá. O objetivo do Congresso é desenvolver novas práticas de gestão, novas competências e novos modelos de administração, primando pela inovação, conhecimento e parcerias estratégicas para o desenvolvimento e internacionalização, mediante a um ambiente de negócios mundializado e turbulento.

Iniciando o Congresso, o Diretor da Faculdade de Administração de Laval, sr. Robert W. Mantha, comentou que é um orgulho para a Faculdade sediar o Congresso, tendo em vista que serão debatidos temas relevantes que promoverão a reflexão, estimularão idéias e, com certeza, irão promover a inovação. “Vamos aproveitar a ocasião para compartilhar nossos conhecimentos, experiências e aumentar nossa rede de contatos”, enfatizou sr. Mantha.

Na sequência, houve o pronunciamento do excelentíssimo Reitor Denis Brière, da Universidade de Laval, salientando a respeito do contexto global de negócios que requer o desenvolvimento de novas competências e modelos de gestão. Desse modo, estabelecer parcerias internacionais é decisivo para a geração da inovação, conhecimento e para a competitividade. “O VI Congresso Mundial da Administração é um fórum privilegiado para discutir aspectos pertinentes tanto para a Província de Quebec como para o Brasil, permitindo o estabelecimento de parcerias que trarão benefícios em longo prazo”, pontuou o Reitor.

Posteriormente, o Presidente do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA-RS), sr. Ruy Pedro Baratz Ribeiro, comentou que espera mais que o aprendizado e o desenvolvimento das pessoas com o evento. Sua expectativa é que surjam grandes parcerias, tanto na área econômica, como tecnológica e de desenvolvimento de recursos humanos. O presidente enfatizou que “nós temos grandes parceiros com a Província de Quebec. Viemos trazer nossos exemplos para serem compartilhados e vamos levar os exemplos demonstrados para o nosso país. Com esse Congresso, pretendemos qualificar cada vez mais a nossa categoria nessa troca de experiências, mas, além de tudo, estabelecer uma parceria que permita a abertura de novos negócios e a inovação para o futuro”.

O Presidente do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA-RJ), sr. Wallace de Souza Vieira, iniciou seu discurso discorrendo sobre a história de cinco séculos atrás, abordando sobre a participação de Jack Cartier, fundador da Província de Quebec, na formação do que veio posteriormente a se chamar Brasil. Dessa forma, o presidente enfatizou as raízes históricas comuns que unem o Brasil e a Província de Quebec, citando que esses países, com suas singulares, congregam o multiculturalismo em suas raízes comuns.

Por sua vez, em sua palestra, o ilustríssimo sr. Pierry S. Pettigrew, Ex-Ministro dos Negócios Estrangeiros e do Comércio Internacional do Canadá e conselheiro sênior para Assuntos Internacionais da Deloitte & Touche LLP, colocou que o Canadá e o Brasil foram países que ultrapassaram a última crise econômica mundial sem maiores quebras ou falências pelo fato dos Estados terem continuado a balizar, em certa medida, setores fundamentais da economia, embora muitas áreas tenham sido privatizadas. Ambos os países possuem alguns aspectos similares. No G20 das maiores economias, os dois países querem mais espaço e estão contestando a ordem vigente, e possuem interesse que esse grupo venha a funcionar. “Devemos trabalhar juntos e temos que nos tornar parceiros”, segundo sr. Pierry.

Com enfoque na parceria entre o Brasil, o Canadá e a Província de Quebec, outras palestras trouxeram temas enriquecedores. Ainda no período da manhã, a Diretora da Itaipu Binacional, no Brasil, sra. Margareth Mussoi Groff comentou a respeito do modelo de preservação do meio ambiente dessa empresa (clique aqui e veja matéria a respeito). No período da tarde, o sr. Steve Couteure, Presidente da Frima, Quebec; e o Professor Yvon Gasse, Diretor do Centro de Excelência em Pesquisa sobre Empreendendorismo e Inovação, Universidade de Laval, abordaram sobre a gestão da inovação e o empreendedorismo tecnológico.

Após, iniciou-se a apresentação dos Papers, contando com a apresentação de pesquisas, na área da Ciência da Administração, realizadas por pesquisadores brasileiros e quebequenses. Três eixos temáticos foram enfocados: TIC e gestão do conhecimento, Gestão do conhecimento nas Organizações e novas filosofias de gestão e Gestão do desenvolvimento sustentável.

Na eventualidade, o governo da Província de Quebec ofereceu um almoço para a congregação brasileira, contando com o discurso do sr. Jean-Marc Sauvé, Assessor do Ministro do Desenvolvimento Econômico, da Inovação, da Exportação para o Desenvolvimento Econômico Regional, que deu as boas vindas a todos os brasileiros presentes. O primeiro dia do evento encerrou-se com um coquetel oferecido pela Universidade de Laval.

O Congresso ocorre através de uma parceria entre o Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul, o Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), do Brasil, com o Escritório de Quebec em São Paulo, o Ministério de Desenvolvimento Econômico, da Inovação e da Exportação de Quebec e a Universidade Laval, do Canadá.

Com plateia repleta, o Congresso configura-se com um sucesso em termos de participação e troca de experiências. Segundo Mauro Ochman, Diretor Administrativo da Companhia Riograndense de Mineração, o evento é um diferencial por ser internacional, dando a devida importância e destaque à profissão do administrador.

Assista o vídeo abaixo as entrevistas com os presidentes dos Conselhos do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro a respeito do Congresso.

 

 

 

Galeria de fotos (clique sobre as fotos para ampliá-las) (Fotos: LYRA PHOTO): 

     
     
     
     
     

 

12/09/2010

 

Mundial de Administração
A Administração Face a um Ambiente Mundializado e Turbulento – Novos Desafios e Novos Paradigma



A Comitiva Brasileira, que chegou ao Canadá nesse sábado (11 de setembro), para participar do Congresso Mundial de Administração, reuniu-se em um coquetel de lançamento do evento, no Hotel Delta Quebec, às vésperas do início das atividades técnicas e científicas.

O evento, que acontece entre os dias 13 a 17 de setembro na Universidade Laval, em Quebec City, debate o tema "A Administração Face a um Ambiente Mundializado e Turbulento: Novos Desafios e Novos Paradigmas". O Presidente da entidade, Ruy Pedro Baratz Ribeiro, e Rogério de Moraes Bohn, VP de Relações Externas, falaram com nossa equipe sobre o que vem por aí. Confira nos vídeos abaixo.

 

 

 

A cobertura completa das palestras, entrevistas com os maiores especialistas no tema e demais aspectos relativos ao Congresso Mundial de Administração você encontra no portal do Consumidor-RS (www.consumidorrs.com.br)! Confira!

Saiba mais sobre a Província de Quebec, Canadá

Quebec é a maior província do Canadá, representando 15,5% da superfície do Canadá e 1.500.000 km2. A província é vizinha de quatro estados americanos: Maine, New Hampshire, Vermont e Nova York. A província possui uma população de aproximadamente sete milhões de pessoas, a maioria dos quais vivem nos arredores do rio São Lourenço. Cerca de 70.000 índios, pertencentes a 10 diferentes nações, juntamente com 9.000 Inuit, vivem em cerca de 50 aldeias espalhadas por todo o território de Québec.

A província possui uma geografia multifacetada e diversas paisagens, vegetações e climas. Quatro estações bem distintas colocam sua marca nesse vasto território.  Depois de 12.000 anos da habitação de nativos americanos, Jacques Cartier tomou posse dessas terras em nome do rei da França, iniciando uma era de colonização que perdurou até o advento da era industrial e os desafios do mundo moderno.

O francês é a língua usada pela maioria dos quebequenses, embora o inglês seja falado ou entendido em quase toda a província, particularmente nos grandes centros urbanos. Quebec possui uma herança católica/protestante observada, principalmente, na arquitetura e na arte religiosa. Ao longo dos anos, muitos outros grupos religiosos de todo o mundo chegaram para completar a mosaico religioso, juntando-se os descendentes dos colonos franceses e Inglês que vieram antes deles.

A província possui bons restaurantes, diversos festivais e outros eventos, tendo o turismo como umas das principais atividades econômicas. Além disso, Quebec é conhecido pelas suas instituições de ensino de qualidade e custos módicos, já que o governo local subsidia intensamente o ensino.

 


Autor: Imprensa
Fonte: ConsumidorRS

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - cj 1101- Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581