.
 
 
Encerramento da primeira parte do Mundial de Administração
 
+ Saúde
 
     
   

Tamanho da fonte:


20/09/2010

Encerramento da primeira parte do Mundial de Administração

Segunda parte do evento inclui visitas técnicas em Quebec e Montreal

A sexta edição do Congresso Mundial de Administração encerra o seu primeiro ciclo de atividades, que foi composto de conferências, palestras e apresentação de papers. Duas conferências magnas foram apresentadas nesse dia.

A primeira foi proferida pelo sr. Jovelino Gomes Pires, membro do Conselho Fiscal da Confederação das Câmaras de Comércio Exterior do Rio de Janeiro. O tema abordado pelo palestrante disse respeito a Estratégias de internacionalização de empresas, em um enfoque na gestão cultural.

Na gestão cultural, há um grande programa que está sendo desenvolvido pelo Conselho, mas esse programa não surgiu espontaneamente, ele foi realizado em conjunto com o segmento empresarial, segundo o palestrante. O Conselho atua em nível nacional, sendo uma grande responsabilidade gerir os processos internos. “Os grupos de pressão são muito fortes. Hoje, nós temos um desafio muito grande para baixar os nossos custos e comprar bem para os nossos parceiros”, comentou sr. Jovelino.

Trazendo vários dados estatísticos, o palestrante demonstrou que o Brasil é um país viável para investimentos e parecerias. De acordo com o especialista, acima de 90% da movimentação da carga marítima é realizada por mar no Brasil. O país tem um grande potencial que facilita a convergência de parcerias como a realizada com a Província de Quebec.

O palestrante conclui seu discurso dizendo que “na gestão cultural, o gestor tem que ter a capacidade de ser questionar com algumas soluções e com base na experiência do passado”.

A seguir, o Professor Zhan Su, Diretor do Centro de Excelência em Gestão de Negócios Internacionais Stephen-A.-Jarislowsky, da Universidade de Laval, apresentou sua palestra sobre Estratégias de internacionalização de empresas de pequeno e médio porte de alta tecnologia.

De acordo com o Professor, a internacionalização é um dos maiores desafios para as pequenas e médias empresas de alta tecnologia, já apresentam recursos limitados. Muitas, embora prósperas localmente, não são em mercados estrangeiros.

Torna-se necessária, assim, mudanças estratégicas nos processos de internacionalização, segundo o palestrante. “As alianças estratégias entre empresas desse porte é a única solução para que possam atuar em mercados internacionais, de modo a otimizar a falta de recursos que possuem”, comentou Professor Zhan Su.

Durante a manhã, além de conferências e comunicações, os congressistas puderam assistir às sessões de papers científicos. Já os presidentes do CRA RS e RJ falaram com a imprensa local, fornecendo informações acerca do evento e expectativas quanto aos desdobramentos após a realização do Mundial.

Confira o discurso de Valter Luiz de Lemos, proferido durante o encerramento do Mundial de Admistração: 

 

Após o encerramento, os congressistas se dirigiram ao restaurante giratório, localizado no hotel Loews, em Quebec. As 14h, o primeiro grupo a iniciar as visitas técnicas se dirigiu até o Parlamento da província. Já durante a noite, um banquete foi oferecido no Centro de Eventos do Hotel Delta Quebec.

Como segunda parte do Congresso, a delegação brasileira inicia uma série de visitas técnicas ao Parlamento de Québec, à Escola Nacional de Administração Pública, ao Circo de Solei, ao Porto de Montreal e ao Tohu.

Mauro Ochman, congressista e diretor da Companhia Riograndense de Mineração, deu o seu depoimento acerca do Mundial. Para Mauro, eventos como esse dão a ênfase merecida ao profissional administrador. Confira o seu depoimento:

Confira as imagens do dia:
 

 
   

 

 


Autor: Imprensa
Fonte: ConsumidorRS

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - cj 1101- Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581