.
 
 
Reforçando a implementação da TUSS
 
+ Saúde
 
     
   

Tamanho da fonte:


26/09/2010

Reforçando a implementação da TUSS

Seminário promovido pela FEHOSUL

Dr. Walter do Valle durante a palestra

Na última sexta-feira, dia 24 de setembro, ocorreu o seminário “Reforçando a implementação da TUSS (Terminologia Unificada em Saúde Suplementar)”, no auditório Dr. Del Arroyo, da Escola Superior de Gestão e Ciências da Saúde, em Porto Alegre. Para falar sobre o tema, a Federação dos Hospitais do Rio Grande do Sul convidou o Dr. Walter do Valle, médico formado pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), especialista em cirurgia geral, em administração hospitalar e consultor da ANS (Agência Nacional de Saúde) e da Federação Brasileira de Hospitais.

Iniciando o evento, o Dr. Luiz Alberto Tarragô Carvalho, Secretário Geral da FEHOSUL, comentou que a FEHOSUL realiza, periodicamente, eventos destinados à atualização e capacitação profissional. “Transmitir e trazer informações sobre o TUSS é um desafio a nós, gestores e demais profissionais ligados à área de faturamento hospitalar, uma vez que muitas dúvidas ainda pairam acerca da implantação da tabela”, pontuou Tarragô.

Dr. Walter é membro do COPISS desde a sua fundação, o que lhe outorga um conhecimento ímpar no que tange as tarefas de faturamento hospitalar. “Como a implantação do TUSS é para nós uma realidade, devemos dirimir todas as dúvidas para, até o próximo dia 15 de outubro, adotar a sistemática proposta pela ANS”, comentou o especialista.

O encontro foi dividido em dois momentos: inicialmente, o palestrante fez uma retomada teórica e conceitual dos aspectos que possibilitaram o desenho e a concepção da TUSS. Em um segundo momento, o especialista deteve-se aos aspectos práticos e operacionais fundamentais para a obtenção do êxito na adoção e implementação da TUSS em cada unidade hospitalar.

Walter explicou que, através da TISS (Troca de Informação em Saúde Suplementar), fez-se necessária também a padronização dos eventos em saúde. Ou seja, “na TISS, o foco também foi de buscar uma mesma linguagem para todos, mas a padronização era relacionada à informação e ao modo mais adequado de transmiti-la (tabelas em formato XML); já na TUSS, há uma padronização na terminologia, tomando como parâmetro a estrutura de códigos da CBHPM (Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos), 5ª edição”, salientou.

A criação da TUSS surgiu como uma necessidade do mercado de ter uma terminologia clínica unificada que servisse como base para os vários serviços de saúde. Assim, em 13 de novembro de 2009, a ANS publicou a Instrução Normativa nº 38, que veio a exigir que os prestadores do segmento de saúde utilizassem a TUSS como forma de codificação dos procedimentos da área.

Com vistas a essa mudança no setor, a FEHOSUL promoveu mais uma segunda edição do evento aberto ao público em geral, abordando o tema da TUSS e que reuniu dezenas de participantes. No dia 20 de abril do ano passado, no mesmo local, a FEHOSUL já havia promovido uma discussão do assunto, que pode ser conferido clicando aqui

 


Autor: SIS.Saúde
Fonte: FEHOSUL

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581