.
 
 
II Fórum Regional de Resíduos dos Serviços de Saúde
 
Saúde RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


01/10/2010

II Fórum Regional de Resíduos dos Serviços de Saúde

Evento debateu o gerenciamento dos resíduos e sua importância em termos de sustentabilidade

No dia 01 de outubro ocorreu no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, o II Fórum Regional de Resíduos dos Serviços de Saúde, promovido pelo Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (Sindihospa), através do Comitê de Resíduos Hospitalares. A cerimônia de abertura contou com a presença do Presidente do Sindihospa, Dr. Alceu Alves da Silva, do representante da Anvisa, Dr. Luiz Carlos Fonseca e Silva, do Vereador Beto Moersch, representando a Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Dr. Luiz Alberto Tarragô Carvalho, representando a FEHOSUL, e da enfermeira  Elisabete Reinehr, do Instituto de Cardiologia.

Contexto

A preocupação com o fomento de novos caminhos para reciclagem de materiais nobres procedentes de instituições hospitalares aliado à sua missão institucional de aperfeiçoamento contínuo visando a melhoria do conhecimento e das práticas em saúde, fez com que o Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre realizasse, já em 2007, a primeira edição do Fórum.

Na edição de 2010, o foco do Fórum voltou-se à questão dos Resíduos Químicos, uma vez que gerenciamento adequado destes resíduos está relacionado às boas práticas internacionalmente difundidas. Esse processo de gerenciamento implica em um manejo adequado, segregação, armazenamento, transporte, tratamento e disposição final dos resíduos ocasionados da atividade hospitalar.

Instrumentação técnica e padronização

Alceu Alves da Silva, presidente do SINDIHOSPA, comentou que a troca de experiências, ocasionada entre instituições hospitalares vinculadas ao Comitê de Residuos do Sindicato, tem possibilitado a solução de inúmeros impasses que ocorrem no dia-a-dia de uma unidade assistencial. Ao passo que, conforme entende o representante da ANVISA, Dr. Luiz Carlos Fonseca e Silva, espaços de discussão e aprendizado servem também para desmistificar algumas questões controversas, visando à sustentabilidade e gerenciamento seguro dos processos.

Portanto, o II Fórum Regional de Resíduos dos Serviços de Saúde se configura como um espaço de aprendizado e troca de experiências, expondo ao mesmo tempo as últimas questões em termos de legislação como as novidades em termos de práticas e processos.

Atividades do Fórum

Após a abertura o oficial e pronunciamento do Presidente do SINDIHOSPA, o Fórum contou com as seguintes palestras: Política Nacional de Resíduos, tendo como conferencista o Dr. Luiz Carlos Fonseca e Silva, da ANVISA, e mediado pela enfermeira Elisabete Reinehr, do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul; Resíduos Químicos Perigosos, proferido pela engenheira química Marta Tocchetto, da Universidade Federal de Santa Maria e mediado por Juliana Mônica da Costa, do Hospital de Santa Cruz do Sul.
Do mesmo modo, o Case do Hospital Mãe de Deus no gerenciamento de resíduos também foi abordado, através da Coordenadora da Comissão de Saúde Ambiental do HMD, Dalgisa Benetti. Na parte da tarde, ocorreu a palestra: Segurança com Produtos Químicos, com o engenheiro do Hospital São Lucas da PUCRS, Rodrigo Escobar da Silva, e mediada por Bruna Trolli, da Santa Casa de Porto Alegre. Na sequência, o case Boas Práticas no Manejo de Quimioterápicos foi apresentado pelo farmacêutico do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Sandro Ness.
Dra. Noil Amorin de Menezes Cussiol, do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear de Minas Gerais apresentou o Projeto Mineiro de Saúde e Ambiente Sustentáveis, mediado pela enfermeira Alba M. Ferreira La Rosa. A última atividade do Fórum Regional foi uma mesa redonda sobre o tema “Resíduos de Serviços de Saúde e Ambiente Sustentável”, com representantes da Fundação Estadual de Proteção Ambiental – FEPAM/RS; do Centro Estadual de Vigilância Sanitária- CEVS/RS; do Departamento de Limpeza Pública DMLU/POA; da Secretaria de Meio Ambiente SMAM/POA e da Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre.

Imagens
 

Mesa de Abertua (SINDIHOSPA, ANVISA e Câmara de Vereadores) Pronunciamento do Presidente do SINDIHOSPA, Dr Alceu Alves da Silva Público lotou o Centro de Eventos do Hotel Plaza
Dalgisa Benetti apresenta o case do Hospital Mãe de Deus Marta Tocchetto, da UFSM, esclaresce sobre o destino de resíduos químicos Presidente da ANVISA em seu pronunciamento

Leia ainda:

O que fazer com resíduos químicos perigosos?
Pesquisadora da UFSM aborda o tema durante o II Fórum Regional de Resíduos dos Serviços de Saúde


Processamento de Produtos para Saúde
Jornada científica do SINDIHOSPA foi um sucesso


Política Nacional de Resíduos
Representante da ANVISA apresenta as mudanças a partir da Lei 12.305


Autor: SIS.Saúde
Fonte: SINDIHOSPA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - cj 1101- Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581