.
 
 
Processamento de Produtos para Saúde
 
Saúde RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


04/10/2010

Processamento de Produtos para Saúde

Jornada científica do SINDIHOSPA foi um sucesso

Promovida pelo Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (Sindihospa), através do Comitê de Processamento, a II Jornada de Estudos sobre Processamento de Produtos para Saúde foi um sucesso de público. A jornada foi realizada no dia 01 de outubro, concomitantemente ao II Fórum Regional de Resíduos dos Serviços de Saúde, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael.

Contexto

Em outubro de 2007, o Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (Sindihospa), no intuito de integrar as instituições hospitalares em sua área de abrangência para a troca de conhecimentos, busca de soluções conjuntas e aprendizado permanente, criou o Comitê de Processamento de Produtos Hospitalares.

O processamento de produtos é uma atividade complexa, que envolve riscos biológicos, químicos e funcionais. Além disso, em razão de ser uma atividade altamente influenciada pela tecnologia, culmina com a exigência constante por parte dos profissionais envolvidos uma prática longitudinal de pesquisa e atualização científica. Nesse cenário, a Jornada de Processamento de Produtos para a Saúde chega em sua segunda edição, trazendo profissionais de altíssima qualificação para abordar aspectos cruciais relacionados ao processo.

Atividades

O evento iniciou suas atividades com o pronunciamento do Dr. Luis Carlos Fonseca e Silva, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e do Dr. Alceu Alves da Silva, presidente do Sindihospa. Compuseram a mesa de abertura ainda a enfermeira Maria de Lourdes Ravanello, coordenadora do Comitê de Processamento de Produtos para a Saúde do Sindihospa e a coordenadora da primeira sessão da Jornada, enfermeira Nádia Kuplich, da Associação Gaúcha de Controle de Infecção Hospitalar.

Em seu pronunciamento, Alceu Alves da Silva comentou que até pouco tempo atrás o temário envolvendo a prática do processamento de produtos hospitalares era perpassado, prioritariamente, pelos aspectos econômicos. "Felizmente hoje, em um contexto de concorrência e luta por liderança no mercado, os processos técnicos que garantam a segurança do paciente não são detalhes, mas sim a prioridade no dia-a-dia hospitalar", salienta.

Além disso, Alceu pontua que ao passo que existem ferramentas globais de acreditação hospitalar, talvez fosse ocasião de pensarmos em acreditação por processos. "Acreditamos que a acreditação global foca-se em processos assistenciais, de suma importância; contudo, uma acreditação mais setorial poderia garantir um padrão bem mais adequado", conclui.

Após a solenidade, ocorreram ainda duas sessões na parte da manhã: “Riscos do processamento de produtos para saúde”, ministrado por Maria de Lourdes Ravanello e “Detergentes alcalinos e enzimáticos para centro de material e esterilização”, contando com a participação de Stéfanni Cerboncini Reina e Bruno Rafael Albuquerque da Silva, ambos de São Paulo. À tarde, mais duas sessões ocorreram: a primeira, com o Dr. Luiz Carlos Fonseca e Silva, da Anvisa, sobre o tema “Legislação em para processamento de produtos para saúde em centro de material e esterilização”, e a quarta e última sessão, ministrada também por profissionais de São Paulo (Andrea Alfaya Acunã e Kazuko Graziano), abordou o tema “A importância do CME na segurança do paciente”, e os “Indicadores de processo no centro de material e esterilização”, respectivamente.

Obras de arte da coleção TransformArte, da odontóloga e artista plástica Sandra Scheidt foram expostas no Salão Central do Centro de Eventos, juntamente com a diversificada Feira de Produtos Médicos e Hospitalares.

Imagens:

Solenidade de Abertura Feira de Produtos Médicos e Hospitalares Exposição de TransforArte, feita de materiais odontológicos reprocessados. Artista: Sandra Sheidt
Alceu Alves da Silva, Presidente do SINDIHOSPA Centenas de pessoas prestigiaram o evento

 Leia ainda:

II Fórum Regional de Resíduos dos Serviços de Saúde
Evento debateu o gerenciamento dos resíduos e sua importância em termos de sustentabilidade


Processamento de Produtos para Saúde
Jornada científica do SINDIHOSPA foi um sucesso


Política Nacional de Resíduos
Representante da ANVISA apresenta as mudanças a partir da Lei 12.305


Autor: SIS.Saúde
Fonte: SINDIHOSPA - a II Jornada de Estudos sobre Processamento de Produtos para Saúde

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - cj 1101- Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581