.
 
 
Ecco-Salva Emergências Médicas: 15 anos salvando vidas
 
Saúde RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


29/10/2010

Ecco-Salva Emergências Médicas: 15 anos salvando vidas

Fernando Lucchese, cardiologista de Porto Alegre, dá seu depoimento sobre os serviços de emergências médicas

Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, passou por grandes transformações na área de serviços de emergências médicas nos últimos 15 anos. Atualmente, as pessoas contam com serviços de qualidade para os casos de emergências e urgências médicas, tais como acidentes de trânsito, infartos, acidentes vasculares cerebrais (AVC), entre outros. Para saber mais a respeito, a equipe do SIS.Saúde foi conversar com o Dr. Fernando Lucchese, cardiologista, que ofereceu aos leitores um especial depoimento.

Comentários de Dr. Fernando Lucchese, cardiologista

Dr. Fernando Lucchese, cardiologista

Há 15 anos recordo-me que a vida dos cardiologistas era muito difícil. Porto Alegre não contava ainda com um serviço de atendimento emergencial, o que acabava por demandar ações quase “impossíveis” por parte da equipe de plantonistas....muitas vidas se perdiam, uma vez que o tempo gasto entre o registro de uma ocorrência e o efetivo atendimento ambulatorial era imenso...Quando não existia entre nós a Ecco-Salva, as noites mal dormidas eram frequentes, pois os chamados noturnos deviam ser atendidos imediatamente, pois não havia outras alternativas. Isso gerava, como muito bem sabem os médicos dessa época, perdas de um tempo precioso.

Lembro-me de uma noite em que saí apressado, ainda de pijama, para atender a um chamado de uma parada cardíaca. Essa lembrança compõe apenas uma milésima parte das tantas memórias que possuo de cenas assim, em que a vida estava, literalmente, “por um fio” (o do telefone, que clamava por uma ação emergencial)...e em muitas vezes o nosso trabalho se resumia a uma redução dos danos ocasionados pela demora no atendimento....infelizmente, há 15 anos, o quadro era esse.

Isso sem falar na falta de estrutura para atendimentos mais urgentes, como medicação, eletrocardiógrafo, etc. Cada cardiologista tem uma história para contar, geralmente com fim infeliz.

A estrutura dos serviços de saúde, mesmo aos que possuíam um plano de saúde que oferecesse resgate, comportava a demanda? Essa questão é comumente feita a mim, tanto por jovens estudantes de medicina, como por velhos amigos que eventualmente encontro durante congressos mundo afora. Posso afirmar que os serviços domiciliares de urgência são um aliado imprescindível à prática assistencial!

Como tudo começou

Quando fui procurado, há 15 anos, por empresários uruguaios que tinham a proposta de montar em Porto Alegre um serviço domiciliar de urgência, confesso que, de início, fui um pouco cético, pois todos os serviços semelhantes anteriormente lançados por médicos haviam fracassado. Isso porque os médicos detestavam trabalhar em ambulâncias, que eram atendidas por uma dúzia de abnegados.

Naquele momento, com muita tristeza, recordo-me do que acontecera com a Cardioclínica e a Urgecor, ambas desaparecidas. E ainda por cima empresários não médicos vieram propor um novo projeto? Confesso que duvidei... talvez porque ainda estivesse contaminado por uma certa onipotência dos médicos, que, graças a Deus, hoje não existe mais.

A Ecco-Salva tornou-se realidade e está entre nós há 15 anos. Possui mais de de 200.000 associados e mudou a face do atendimento domiciliar de urgência e a própria vida dos cardiologistas e demais médicos.

Hoje, podemos dormir com segurança, porque nossos pacientes são bem atendidos em seus problemas agudos. Além disso, somos comunicados pelo médico socorrista de todos os eventos. A decisão final é sempre nossa, sem dúvida, mas podemos tomá-la com segurança sem sair de casa, uma vez que há uma colaboração eficiente entre a equipe de busca e salvamento e o clínico que aguarda para tratar o paciente.

Por tudo isso, saudamos com carinho a Ecco-salva e seus corajosos diretores e empresários que aceitaram esse desafio e trouxeram a Porto Alegre um serviço de primeiro mundo em termos de emergência domiciliar. Não poderia deixar de dar esse depoimento, uma vez que ao longo desse período vi centenas de vidas serem salvas por meio dessa parceria “salvamento” e “atendimento no hospital”.

Saiba mais sobre a Ecco-Salva

A ECCO-SALVA Emergências Médicas é uma empresa que faz parte do maior grupo privado prestador de serviços de emergências médicas pré-hospitalares na América Latina. Atua na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, desde 1996. Está presente também em Curitiba e demais cidades da América Latina.

Mais informações: (51) 3333 6000 ou http://www.eccosalva-rs.com.br/

 


Autor: SIS.Saúde
Fonte: Dr. Fernando Lucchese, cardiologista

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581