.
 
 
SINDIHOSPA cria Comitê Permanente de Faturamento
 
Destaques
 
     
   

Tamanho da fonte:


03/04/2009

SINDIHOSPA cria Comitê Permanente de Faturamento

O objetivo é padronizar e agilizar o processo para uma unificação das instituições de saúde

Em reunião realizada na última terça-feira (31), o Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA), por meio do seu presidente Alceu Alves da Silva e representantes da diretoria, instalou o Comitê Permanente de Faturamento. Este Comitê, formado por profissionais experientes e oriundos de hospitais de Porto Alegre, apresenta como objetivo geral padronizar e agilizar o processo de faturamento das instituições, estabelecendo regras claras de elaboração, apresentação e recebimento de contas.

Primeira reunião do Comitê Permanente de Faturamento

A importância do faturamento para as instituições de saúde

 

Dr. Alceu Alves da Silva

Em entrevista exclusiva para o SIS.Saúde, o presidente do SINDIHOSPA Alceu Alves da Silva comentou que o processo de faturamento é de grande importância para as nossas instituições. Além disso, esse processo apresenta complexidade e dificuldade crescentes, pois, depende de duas pontas importantes: os processos internos; e os processos que envolvem o relacionamento com as operadoras de saúde.

Em relação aos processos internos, estes representam um número expressivo de informações, pertencentes a toda instituição de saúde. A principal dificuldade reside na qualidade e chegada das informações em tempo hábil ao setor de faturamento, explica Alceu. Informações que possuem significativo grau de complexidade no que se refere ao registro e coleta.

Com relação à negociação com as operadoras de saúde, Alceu diz que estas exigem processos operacionais cada vez mais detalhados, complexos e procrastinadores. Para responder a essas exigências, cada instituição de saúde estruturou o seu modelo de faturamento, não havendo uma padronização na área, dificultando interpretações e o processo junto as operadoras. “A necessidade de padronização é um ponto importante da criação desse Comitê”, destaca Alceu.

“Os integrantes do Comitê terão a missão de propor uma padronização dos procedimentos de faturamento que serão repassados as instituições filiadas ao Sindihospa. Também, será aberto um espaço entre o Comitê e as operadoras de saúde. Temos que trabalhar em conjunto com as operadoras. É um Comitê que certamente trará benefícios para todas as instituições de saúde”, afirma Alceu.

Complementa dizendo que “felizmente a saúde de Porto Alegre busca agora a integração de informações, uma vez que os membros desse Comitê são profissionais com expertise de mercado no setor de faturamentos, com ampla capacidade de propor novas soluções ao setor”.
 

Superintendente do Hospital Divina Providência comenta a respeito

 

Dr. Darci Mallmann

Segundo Dr. Darci Mallmann, superintendente do Hospital Divina Providência, as instituições de saúde estão com grandes expectativas nesse Comitê, que busca inovar e unir as instituições de saúde. “Existe espaço para avanços nessa área de faturamento, pois, as instituições devem cooperar na troca de informações. O objetivo do Comitê é estar à frente das problemáticas existentes”, afirma Mallmann.

E acrescenta que o SINDIHOSPA tem proposto a “construção do novo”, com a criação do Comitê de Faturamento e de diversos outros comitês já criados, que compreendem os de lavanderias, o jurídico, o de reprocessamento de materiais médico-hospitalares, entre outros.

Mais opiniões a respeito do Comitê criado

Miriam Beatriz Ruaro Fernandes, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, afirmou que “a padronização nos fortifica, representando a união das instituições de saúde de Porto Alegre, de modo a ganhar eficácia operacional”.

Também esteve presente no evento o Sr. Gilberto Caprara, do Hospital Moinhos de Vento, que acrescenta dizendo “este Comitê representa a busca de parceria e cooperação entre instituições e operadoras de saúde no processo de faturamento. Reforça a união e busca a inovação”.

Logo após a nomeação dos integrantes do Comitê, por parte do presidente do SINDIHOSPA, Dr. Alceu Alves da Silva, foi iniciada a primeira reunião de trabalho do grupo, com a pauta fundamentada na seleção de pontos prioritários de melhorias, propor soluções ágeis e integradas, gerando resultados satisfatórios para todas as partes envolvidas no processo de faturamento.


Autor: Sis.Saúde
Fonte:

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - cj 1101- Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581