.
 
 
O Rio Grande cuida da primeira infância
 
Saúde RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


25/11/2010

O Rio Grande cuida da primeira infância

Artigo da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, publicado na página 2 do jornal Correio do Povo

No Rio Grande do Sul, as crianças de zero a 6 anos de idade contam com uma política pública específica e pioneira no Brasil - o programa Primeira Infância Melhor (PIM), do governo do Estado. Ele estimula o desenvolvimento integral da criança nesta fase, que estudos científicos apontam como fundamental para o desenvolvimento pleno das capacidades físicas, intelectuais, sociais e emocionais do ser humano.

O PIM foi concebido e implantado em 2003, a partir do programa Educa a tu Hijo, do Centro de Referencia Latinoamericano para la Educación Preescolar (Celep), de Cuba, que foi adaptado à realidade gaúcha. Sua gestação foi tranquila, o crescimento foi rápido e logo deu seus primeiros passos pelos rincões do Rio Grande. Foi além, ultrapassou fronteiras, ultrapassou o Brasil! É reconhecido nacional e internacionalmente como política pública de resultados, inspirando outros governos a implantarem programas similares.

Tornou-se lei estadual em 2006. Hoje, com 7 anos de idade, está consolidado como único programa que visita semanalmente as famílias para desenvolver atividades com vistas ao desenvolvimento infantil.

A avaliação recentemente finalizada por técnicas do Celep mostra resultados positivos no cumprimento dos objetivos do PIM: as crianças atendidas pelo programa alcançam resultados importantes na atenção à saúde, adquirem habilidades motoras e intelectuais acima da média, além de melhorarem sua sociabilidade com outras crianças e com os adultos. As famílias atendidas passaram por verdadeiras transformações no sentido de melhor se prepararem para o cuidado com as crianças, com mais amor, participação e atenção.

Além de números invejáveis - são 88 mil crianças atendidas, 7 mil gestantes acompanhadas, em benefício de quase 60 mil famílias gaúchas - o PIM acumula comprometimento e dedicação de muita gente, desde cada um dos 2.333 visitadores do programa, passando pelos gestores dos mais de 250 municípios onde já foi implantado e entidades parceiras como a Unesco. O governo do Estado dedicou muito trabalho para garantir as condições para a evolução do PIM, que abrange as secretarias de Saúde, Cultura, Justiça e Desenvolvimento Social, e integra o programa estruturante Saúde Perto de Você.

Nas palavras de Dom Quixote: "Quando se sonha sozinho é apenas um sonho. Quando se sonha junto é o começo da realidade". Assim é o PIM, um desses sonhos que queremos sonhar sempre, porque é lindo, colorido, vivo e real.
 

Arita Bergmann
Secretária Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul


Autor: Secretária Anita Bergmann
Fonte: Secretaria da Saúde - RS

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581