.
 
 
As instituições de saúde de Porto Alegre e a Sustentabilidade
 
+ Saúde
 
     
   

Tamanho da fonte:


27/11/2010

As instituições de saúde de Porto Alegre e a Sustentabilidade

O primeiro Seminário Regional de Gestão Integrada contou com a participação do Sindihospa. O evento debateu os desafios da gestão de processos e projetos, a sustentabilidade ambiental e econômica, dentre outros temas

O primeiro Seminário Regional de Gestão Integrada contou com a participação do Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (Sindihospa). O evento buscou debater os desafios relacionados à gestão de processos e projetos, a sustentabilidade ambiental e econômica, dentre outros temas. A Enfermeira Alba La Rosa apresentou o cenário das práticas sustentáveis nas instituições de saúde de Porto Alegre.

O Engenheiro César Oliveira, da CBO Consultoria, de São Leopoldo, RS, comentou sobre os princípios fundamentais da Gestão Integrada, dando inicio as palestras do evento. Para ele, é preciso viabilizar, no mundo de hoje, os aspectos técnicos e normativos com os conceitos de viabilidade econômica e legal. Na sequencia, a representante do Sindihospa comentou que, no Sindicato, as discussões sobre sustentabilidade, manejo de resíduos e outros assuntos correlatos são realizadas continuamente

O Rio Grande do Sul se destaca em termos de sustentabilidade dos serviços de saúde, afirma Alba.

Alba citou o exemplo do Comitê de Resíduos do Sindihospa, criado em 2001 e que articula diferentes saberes por meio de parcerias com entidades civis e governamentais em prol de uma prática assistencial sustentável.

- Estamos prestes a aprovarmos a Política Nacional de Resíduos, embora no contexto gaúcho possamos observar uma ação pioneira, iniciada na década de 90, explica a enfermeira. Na sequência, Alba apresentou um histórico das práticas sustentáveis nos Hospitais de Porto Alegre. Ela afirmou que “o departamento responsável em Porto Alegre (DMLU) tem exercido um trabalho constante com os grandes hospitais, como o Mãe de Deus, Moinhos de Vento ou mesmo o Hospital de Clínicas. Essas ações iniciaram há quase 20 anos, bem antes do que observado em quase todos os outros estados”.

O Rio Grande do Sul foi o primeiro estado a padronizar as cores de sacos de lixo nas instituições de saúde, já pensando que muitos profissionais podem exercer suas atividades em diversos locais. "E isso foi em 1995, logo após as deliberações do Conama 5", ressaltou a especialista.

Em 1996, por exemplo, outro destaque foi tributado ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre, primeira instituição a adotar o processo de logística reversa de termômetros de mercúrio. "Contudo, precisamos, cada vez mais, trabalhar com o que chamo de 'comportamento sustentável', que é aquele comprometido, de modo ético e coerente, com os principios legais e ambientais que regem a ação humana no planeta", comentou a Enfermeira.

O primeiro Seminário Regional de Gestão Integrada ocorreu durante toda sexta-feira, 26, na sede do Senge-RS (Av. Érico Verissimo, 960 – Porto Alegre).


Autor: SIS.Saúde
Fonte: SIS.Saúde

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581