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Oficializado Cluster de Turismo de Saúde na Capital
 
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19/12/2010

Oficializado Cluster de Turismo de Saúde na Capital

Objetivo é atrair estrangeiros que buscam tratamento de saúde fora de seus países

A Capital gaúcha entra oficialmente no roteiro do turismo médico internacional com a assinatura do estatuto de criação da Porto Alegre Health Care Cluster, entidade jurídica para profissionalizar a gestão do turismo de saúde, que será encarregada de conquistar um mercado de milhões de pessoas, que buscam por tratamento e cirurgia eletiva fora de seus países, especialmente dos Estados Unidos, Canadá e Inglaterra.

O Conselho Deliberativo da entidade oficializada nesta sexta-feira, 17 de dezembro, formada pela Federasul, Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) com os hospitais Moinhos de Vento, Santa Casa, São Lucas da PUCRS e Mãe de Deus, será presidida pelo coordenador da Divisão de Serviços da Federasul, Carlos Biedermann. “A entidade irá colocar Porto Alegre no centro do mapa do turismo médico mundial, para tratamento de serviço de excelência em saúde”, avaliou o presidente do Conselho Deliberativo.

A Porto Alegre Health Care Cluster, lançada em junho passado, vai formalizar sua rede e “brigar” por este mercado disputado também pelas seguradoras que encaminham seus segurados para tratamento médico em outros países. O Cluster inicia com quatro hospitais considerados de atendimento globalizado, com certificação, e que cumprem os critérios internacionais de procedimentos. “Num segundo momento, teremos outros hospitais de excelência no roteiro, assim como instituições da área”, informou Biedermann, explicando que eles ingressarão na entidade a partir do cumprimento de normas e padrões e aprovação. A entidade será dirigida por um CEO, que deverá ser contratado em janeiro e vai coordenar o planejamento estratégico, com as metas a serem cumpridas.

De acordo com o secretário Municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, Porto Alegre já é destaque no turismo de eventos e negócios. “A cidade decidiu que apostaria nessa direção e deu certo”, comemorou Moraes, dizendo que o município cresce de maneira fantástica e com diferenciais para competir com outros países. Em relação ao segmento de turismo médico, o secretário observou que esse é um mercado fantástico, que envolve bilhões de dólares no mundo e no qual o Brasil apenas “engatinha”. “Contamos com os maiores hospitais, que são referência em qualidade, e precisamos investir recursos, energia e gente para fazer acontecer de verdade”, argumentou em relação à consolidação do projeto.

Por sua vez, o diretor-geral e administrativo do Hospital da PUC, Leomar Bammann, recordou que o Brasil não investe nem um 1% do que o mundo investe em pesquisa. “Atualmente, são investidos cerca de US$ 40 bilhões de pesquisa no mundo, enquanto que no País, não chega a US$ 300 milhões”, exemplificou, ressaltando que Porto Alegre possui áreas de conhecimento importantes e uma população destacada. Além disso, em relação ao Cluster, Bammann disse que a PUC recebe com entusiasmo a iniciativa, pois, segundo ele, na medicina tem que ter um agregador para evoluir.

Já o superintendente médico do Hospital Moinhos de Vento, Nilton Brandão da Silva, disse que Porto Alegre é hoje o quarto destino de viagens internacionais no Brasil e a cidade está qualificada para receber a demanda da área de turismo médico. “Somos pioneiros no País na tentativa de unir esforços e nem São Paulo tem um movimento tão organizado, com regras e estatutos, como a Capital gaúcha”, avaliou Brandão, que mencionou ainda uma estimativa que prevê que a cada US$ 1 investido numa viagem para tratamento de saúde, outros US$ 7 ou US$ 8 são gastos em outros serviços, motivo pelo qual a cidade precisa de infraestrutura e esse trabalho precisa de parcerias.

O diretor geral e administrativo da Santa Casa, Carlos Alberto Fuhrmeister, destacou que oficialização do Cluster de turismo médico demonstra pioneirismo, ousadia e inovação e que a iniciativa ainda representa a oportunidade de um novo negócio. “Será um benefício para a cidade e para os hospitais, que estão plenamente preparados para atender a demanda que virá”, destacou Fuhrmeister. Por fim, o gerente de Marketing do Hospital Mãe de Deus, Diego Caleffi, enfatizou que será um grande desafio fazer o Cluster funcionar em um mercado tão novo. “Temos muito a aprender e a maior alegria será aprendermos juntos”, considerou Caleffi. 


Autor: Redação
Fonte: Imprensa Federasul

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