.
 
 
Saúde do idoso é destaque durante palestra em Venâncio Aires
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


30/08/2017

Saúde do idoso é destaque durante palestra em Venâncio Aires

Caravana AMRIGS abordou assuntos de interesse dessa camada da população como esquecimentos, nutrição e medicação

Profissionais da saúde de Venâncio Aires e região participaram na noite de sexta-feira (25/08) da edição da Caravana AMRIGS, que tratou sobre peculiaridades relacionadas à saúde do idoso. Os geriatras e integrantes da diretoria da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Rio Grande do Sul (SBGG-RS), João Senger e Paulo Roberto Cardoso Consoni, apresentaram situações comuns na terceira idade alertando para cuidados importantes a serem tomados.

- Existem características específicas relacionadas à saúde do idoso e por isso é importante que os profissionais tenham conhecimento do assunto. É preciso diferenciar o que é problema ou não com relação aos lapsos de memória. A questão alimentar também vai ser diferente em idosos quando comparada aos adultos. Depois dos 85 anos, por exemplo, é normal começar a perder peso – destacou Senger, que palestrou sobre os dois primeiros temas.

Na temática da medicação, Consoni revelou um dado expressivo: quase 70% das internações de idosos é motivada por efeitos adversos de medicamentos.

- Às vezes o paciente internou por insuficiência cardíaca, mas ela pode ter sido ocasionada por reação a algum remédio. Os idosos correspondem a 13% da população brasileira, e 50% das prescrições médicas é destinada a eles. Portanto, é imprescindível que o profissional tenha cuidado ao receitar algum medicamento, assim como também cabe ao paciente prestar atenção se está sofrendo alguma reação – explicou o geriatra.

A Caravana AMRIGS é um projeto desenvolvido pela Associação Médica do Rio Grande do Sul que tem por objetivo levar ao interior do estado debates que promovam melhorias nas comunidades locais, bem como atualização científica aos profissionais da saúde. Interessados em agendar uma edição em seu município podem entrar em contato pelo telefone (51) 3014-2007, com Maria da Graça Schneider. 


Autor: Francine Malessa
Fonte: Play Press
Autor da Foto: Maria da Graça Gonzalez Schneider

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 3779.0602