Imprimir
 

A estimava é de realizar 4,4 mil consultas/mês apenas pelo SUS

Com o propósito de ampliar o atendimento a pacientes provenientes do Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre inaugura no dia 02 de agosto, às 16h, o Ambulatório de Oftalmologia no Centro de Saúde do IAPI. Em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, o Hospital irá disponibilizar consultas e exames através de agendamento prévio pelo SUS. O evento contará com as presenças do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, e do secretário de Saúde, Carlos Henrique Casartelli.

Outro objetivo com esta medida é reduzir o tempo de espera para o atendimento oftalmológico aos pacientes pelo sistema público de saúde. “Existe uma demanda elevada por consultas e exames na área da oftalmologia geral e subespecialidades, por isso nossa intenção é, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, oferecer as condições necessárias para ampliar o atendimento”, afirma a diretora-geral do Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre, irmã Narcisa Dal Maso.

A partir do atendimento ambulatorial no Centro de Saúde do IAPI, o Hospital Banco de Olhos estima realizar 4,4 mil consultas/mês apenas pelo SUS. Esta projeção abrange as 2 mil consultas e reconsultas nesta unidade somadas às outras 2,4 mil que já acontecem e serão mantidas no Hospital. Além disso, o Banco de Olhos vai implantar o Projeto Glaucoma no Ambulatório de Oftalmologia, pioneiro no Rio Grande do Sul no fornecimento de medicamentos específicos a pacientes crônicos da doença.

O ambulatório no posto do IAPI terá um espaço total de 450 m² com consultórios e salas de exame, em funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O Hospital conta com dez profissionais nesta unidade, com capacidade para atender casos de oftalmologia geral e subespecialidades como Glaucoma, Catarata, Retina, Plástica e Estrabismo. Os exames disponíveis aos pacientes nesta unidade são o de Campimetria, Retinografia, Paquimetria e Biometria. Os pacientes que necessitarem de outros diagnósticos, além de cirurgia, serão encaminhados para o Hospital Banco de Olhos.

A partir do início do atendimento no Ambulatório de Oftalmologia do Centro de Saúde do IAPI, o Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre terá capacidade instalada para:

- 832 pacientes/mês com assistência completa em oftalmologia
- 2072 consultas e reconsultas
- 1220 exames
- 280 cirurgias
- 100 procedimentos terapêuticos (aplicações a laser)

 


Autor: Imprensa
Fonte: AMORIM COMUNICAÇÃO

Imprimir