A aliança entre o Sistema de Saúde Mãe de Deus, através do Centro de Promoção da Vida, com a Coordenadoria Municipal de Urgências da Prefeitura de Porto Alegre para a prevenção do suicídio consolidou-se em evento realizado na manhã desta terça-feira (06). Na ocasião, as entidades realizaram o lançamento oficial da primeira Campanha Aberta de Combate ao Suicídio e Promoção da Vida. Para o prefeito da cidade de Porto Alegre, José Fortunati, a iniciativa mostra como é possível combater um fenômeno tão complexo, através de uma parceria que consolida a saúde pública enquanto um direito de todos, com a qualidade e a dignidade que todos merecem.
Essa campanha busca orientar as equipes de saúde em como agir diante de situações extremas, bem como em capacitar sobre atitudes a serem tomadas para evitar o suicídio. Assim, os profissionais em capacitação receberão continuamente informações sobre os fatores de risco e demais aspectos relacionados à problemática do suicídio. Visa ainda proporcionar uma reflexão sobre a assistência prestada nos serviços especializados na rede municipal de saúde de Porto Alegre, representando, assim, uma ação de qualificação constante.
O evento ocorreu no auditório do Centro de Saúde Cruzeiro do Sul, contando com as presenças do Prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, do Secretário Municipal de Saúde, Carlos Henrique Casartelli, bem como dos médicos psiquiatras Dr. Ricardo Nogueira, do Sistema de Saúde Mãe de Deus, do Dr. Sérgio Louzada, Coordenador do Plantão de Emergências em Saúde Mental, e do Dr. Jorge Luiz Silveira Osorio, coordenador do Setor de Urgências da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre.
Conforme explicou o Dr. Sérgio Louzada, a partir do ingresso e colaboração do Sistema de Saúde Mãe de Deus junto ao Plantão de Emergência em Saúde Mental do IAPI, houve uma maior integração entre os serviços de atendimento psiquiátrico em Porto Alegre. Ao explicar os objetivos do projeto de prevenção ao suicídio, Louzada destacou que, além da assistência à população, a atuação prevê a condução de estudos para levantamento de dados estatísticos, assim como a execução de treinamentos constantes para as equipes de saúde na cidade. Melhorando, assim, a saúde da população em um aspecto amplo "por meio da capacitação, sensibilização e treinamento para os atendimentos em situações de urgência e emergência".
|
Dr. Ricardo Nogueira |
O médico psiquiatra Dr. Ricardo Nogueira, do Sistema de Saúde Mãe de Deus, ressaltou que o Estado do Rio Grande do Sul é líder no número proporcional de pessoas que efetivamente levaram a cabo a ação de por fim na própria vida. “Dentre os vinte municípios brasileiros com maior incidência de suicídio, treze encontram-se no Estado do Rio Grande do Sul”, afirmou. "Isso faz com que sejam prioritárias as ações de combate do fenômeno, atuando em distintas frentes e com parceiros diversos", explicou.
Ademais, o médico psiquiatra comentou que os profissionais de saúde, ao se depararem com uma situação de ideação suicida por parte de algum paciente-usuário, devem investigar a questão com cautela e perícia, atentando para múltiplos aspectos envolvidos. Para que esse objetivo seja alcançado com êxito, o especialista explicou que os servidores públicos receberão instruções específicas para o manejo de um instrumento utilizado internacionalmente para rastreio de sinais, sintomas e outros fatores que possivelmente elevam o risco de uma pessoa tentar ou efetivamente cometer suicídio.
Confira trechos de entrevista concedida pelo Dr. Ricardo Nogueira ao portal SIS.Saúde.
Estatísticas – Entre os anos de 1980 e 2008, houve um aumento global nas taxas de suicídio no país, sendo o fenômeno mais comum nas pessoas do sexo masculino. Para cada 100 mil óbitos, no ano de 1980, 1.9 eram relacionados ao suicídio entre o gênero feminino, e 4.5 no gênero masculino. Em 2008, todavia, as taxas aumentaram em ambos os gêneros: 2.0 e 7.7, respectivamente. A faixa etária com maior proporção de suicídios é a economicamente ativa, ou seja, dos 20 aos 39 anos. O Dr. Ricardo Nogueira explicou que os suicídios consumados são três vezes mais freqüentes nos homens, enquanto as tentativas são mais comuns nas mulheres.
Entre 2010 e 2011, houve uma queda na ordem de 11% nos suicídios consumados no Estado do Rio Grande do Sul. “Acreditamos que esses resultados sejam decorrentes da intensa campanha de mobilização e capacitação de profissionais de saúde, bem como através das ações no âmbito da saúde pública, conscientizando a população”, pontuou o Dr. Nogueira.
Perfis – O suicídio é um fenômeno complexo, influenciado por aspectos genéticos, sociais e culturais. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o problema figura na décima posição entre as causas de mortalidade mundial, sendo considerado um problema de saúde pública. Contudo, alguns indivíduos apresentam maiores riscos de tentar ou efetivamente por fim à própria vida. Dentre os fatores de risco, destacam-se o uso ou abuso de álcool e drogas, presença de transtornos mentais e histórico familiar de suicídio.
Sobre a Campanha de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio – O objetivo da campanha é de capacitar e sensibilizar os profissionais de saúde para a detecção e prevenção do fenômeno. Assim, o Sistema de Saúde Mãe de Deus, juntamente à Secretaria Municipal de Saúde irão atuar, constantemente, no aprimoramento da qualidade assistencial prestada no Plantão de Emergência em Saúde Mental da Vila Cruzeiro (Rua Prof. Manoel Lobato, 151) e no Plantão de Emergência em Saúde Mental do IAPI (Rua Valentim Vincentini, s /n).
Sobre o Sistema de Saúde Mãe de Deus - O Sistema de Saúde Mãe de Deus apresenta como missão: “garantir soluções completas e integradas em saúde, com desenvolvimento científico, tecnológico e humano”. Aliando tecnologia de ponta a um corpo clínico altamente qualificado, abarca uma ampla rede de hospitais e serviços de saúde. O investimento contínuo em equipamentos e na estrutura física, atendimento de qualidade e gestão com responsabilidade social demonstram o compromisso com a comunidade. Para mais informações, acesse o site do Sistema de Saúde Mãe de Deus: http://www.maededeus.com.br.
Imagens:
|
|
Prefeito José Fortunati |
Fábio Leite Gastal, Superintendente Médico Assistencial do Hospital Mãe de Deus |
|
|
Prefeito José Fortunati e Secretário Carlos Casartelli |
Autoridades presentes |
Confira os materiais gráficos para a divulgação da campanha:
|
|
Folder |
Folder |