Imprimir
 

Evento propõe novos olhares sobre transtornos alimentares e imagem corporal

Em paralelo ao VIII Congresso Brasileiro de Transtornos Alimentares e Obesidade (CBTA&O), que acontece de 11 a 13 de junho, em São Paulo o evento “Topografias do Corpo” reunirá profissionais de diversas áreas que debaterão a importância do corpo na sociedade e os diversos olhares que permeiam o tema: corpo biológico, antropológico e artístico. O evento gratuito e aberto a população, acontece dia 11 de junho, das 12h00 às 19h00, no Sesc Avenida Paulista, em São Paulo.
 
O objetivo do evento é ampliar as perspectivas de discussão do tema que faz parte do Congresso. “Cada disciplina trabalha a imagem corporal de uma forma específica. Queremos mostrar que as fronteiras não são tão distantes e que pode haver um cruzamento entre as artes e psicopatologia”, explica Alessandra Sapoznik, coordenadora do evento.
 
Das 12h00 às 14h45, acontece a “Oficina de descondicionamento do olhar”, liderada pelo fotógrafo e psicoterapeuta Cláudio Feijó, que trabalhará, por meio de exercícios e dinâmicas de sensibilização, as diferenças de percepção, a linguagem não-verbal, os ritmos, os espaços, o tempo psicológico, a composição e o equilíbrio, entre outros. Os temas focam o “olhar além do óbvio”, ou seja, o entendimento do que está por trás de uma figura e relacionado a ela.
 
Em seguida, das 15h00 às 17h00, haverá o debate “Para não tirar o corpo fora” será mediado pelo vice-presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, Luiz Alberto Hetem e contará com a participação do mexicano Armando Barriguete Meléndez, psiquiatra, psicanalista e membro da Academy for Eating Disorders, do psicanalista Mario Fuks do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, Cristiane Mesquita, pesquisadora de moda, da nutricionista Regina Amadeu da Costa do PROATA/UNIFESP e da nutricionista Marle Alvarenga do AMBULIM/FMUSP.
 
Para encerrar a programação, das 17h30 às 19h00 será exibido trechos do documentário “Tem um vidro sob minha pele”, ainda inédito da cineasta e antropóloga Moara Passoni. O objetivo do documentário é revelar uma compreensão da anorexia do ponto de vista da própria anoréxica, investigando a estética e sua maneira própria de falar ao mundo, oferecendo-lhe uma escuta: o cinema como um canal de comunicação. O documentário discorre sobre o corpo no mundo contemporâneo e sua relação entre intimidade e sociedade.
 
Serviço
VIII Congresso Brasileiro de Transtornos Alimentares e Obesidade (CBTA&0)
De: 11 a 13 de junho de 2009, das 8h00 às 18h00
Centro de Convenções Frei Caneca – Rua Frei Caneca, 583 – São Paulo
 
Topografias do Corpo
Dia: 11 de junho, das 12h00 às 19h00.
Sesc Avenida Paulista – Avenida Paulista, 119 – São Paulo
Informações: www.sescsp.org.br .


 


Autor: Redação
Fonte: Soma Comunicação

Imprimir