Imprimir
 

O Núcleo pertence ao Hospital Moinhos de Vento

A técnica introduzida na América Latina pelo Núcleo de Tratamento do Enfisema do Hospital Moinhos de Vento para melhorar a qualidade de vida das pessoas com enfisema pulmonar foi adotada recentemente e de forma pioneira na Argentina. A intervenção por endoscopia, realizada em um paciente com enfisema grave, foi feita pelo pneumologista argentino Pedro Grynblat e pelo brasileiro Hugo Goulart de Oliveira, coordenador do Núcleo de Tratamento do Enfisema do Hospital Moinhos de Vento. Em 2011, Grynblat participou de um curso de introdução à técnica no Hospital Moinhos de Vento.

O procedimento consiste na implantação de válvulas brônquicas unidirecionais no pulmão com o auxílio de um broncoscópio. O objetivo dessas válvulas é impedir que o ar fique preso nas partes do pulmão afetadas pelo enfisema, o que acaba gerando a dificuldade das pessoas com enfisema de respirar e de se movimentar.

Por ser minimamente invasiva, a intervenção, desde que bem planejada, pode ser feita com rapidez e muita segurança: em cerca de 30 minutos as válvulas são colocadas para evitar a entrada de ar no nas áreas afetadas e permitir que o restante dos lobos pulmonares funcione melhor. Responsável pela introdução da técnica no Brasil, Hugo Oliveira já dá suporte no País e no exterior a esse tratamento endoscópico. 


Autor: Angela Caporal
Fonte: Fróes Berlato Associadas

Imprimir