Imprimir
 

Especialistas debatem prevenção e tratamento em Curso e Congresso em Gramado-RS

No ano em que se completam duas décadas da descoberta do vírus causador da hepatite C (VHC), a Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH) promove Cursos Avançados sobre prevenção e tratamento de hepatites virais. A iniciativa, que faz parte do XX Congresso Brasileiro de Hepatologia, ocorre dia 30 deste mês no Centro de Convenções do Serrano Resort, em Gramado -RS.

Desde a descoberta do VHC, nos Estados Unidos, em 1989, os métodos de diagnóstico e tratamento avançaram muito, porém o mal silencioso continua fazendo muitas vítimas no mundo inteiro. No Brasil, as principais doenças provocadas só pela hepatite C, como cirrose hepática e do câncer no fígado, matam em torno de nove mil pessoas por ano. A falta de notificação, principalmente em cidades do interior, dificulta os índices exatos de infectados no país. A estimativa é de que o número esteja perto dos três milhões. Desse total, apenas 2,2% estão em tratamento, o equivalente a 60 mil pessoas.

Além das novas tendências para tratamento de hepatites, os Cursos Avançados da SBH abordam Hepatologia do Futuro e Transplante / Cirurgia. Os módulos estão inseridos na programação científica da 20ª edição do Congresso Brasileiro de Hepatologia, presidido pelo hepatologista gaúcho Angelo Alves de Mattos.

O evento, que reúne especialistas estrangeiros e brasileiros, ocorre de 1 a 3 de outubro, no mesmo local dos cursos, o Serrano Resort, em Gramado.

Entre os principais temas estão Doença hepática gordurosa não alcoólica (NASH), Hipertensão portal, Ascite, Infecção no cirrótico , Doenças auto-imunes do fígado, Carcinona hepatocelular e Transplante hepático.

A programação completa pode ser conferida no site www.congressodehepatologia.com.br Informações e inscrições: (51) 3061-2957
 


Autor: Imprensa
Fonte: Jorn. Beth Nunes

Imprimir