Imprimir
 

Médicos debatem epidemia global que pode matar um milhão de pessoas até 2010

As hepatites virais crônicas B e C afetam uma em cada 12 pessoas no mundo, sendo que 500 milhões de pacientes convivem com o problema, uma das maiores ameaças à saúde global. Essas doenças podem matar um milhão de pacientes antes da reunião da Organização Mundial da Saúde - OMS sobre o assunto agendada para 2010. Enquanto isso, especialistas buscam formas de prevenção, tratamento e suporte para combater o mal.

Buscando difundir os avanços na área, tecnologias atuais e novas terapias, a Sociedade Brasileira de Hepatologia – SBH promove, na próxima quarta-feira (30/09), no Centro de Convenções do Serrano Resort, em Gramado -RS, Cursos Avançados sobre prevenção e tratamento de hepatites virais, hepatologia do futuro, transplante e cirurgias. Entre os palestrantes está Ricardo Gadelha de Abreu, coordenador do Programa Nacional para Prevenção e Controle das Hepatites Virais, do Departamento de Vigilância Epidemiológica - Secretaria de Vigilância em Saúde – Ministério da Saúde.

Os cursos fazem parte da programação científica do XX Congresso Brasileiro de Hepatologia que reúne cerca de mil congressistas de todo o país em torno do estudo das doenças do fígado e da prática da hepatologia em todas as suas modalidades: clínica, cirúrgica, pediátrica, laboratório clínico e patologia. O presidente do encontro médico, o hepatologista gaúcho Angelo Alves de Mattos, destaca os principais temas dessa edição que serão abordados de quinta-feira a sábado (1º a 3 de outubro): Doença hepática gordurosa não alcoólica (NASH), Hipertensão portal, Ascite, Infecção no cirrótico, Doenças auto-imunes do fígado, Carcinona hepatocelular e Transplante hepático.

Conceituados conferencistas da América Latina já confirmaram presença como o inglês Geoffrey Duscheiko, a americana Guadalupe Garcia-Tsao e os espanhóis Marina Berenguer e Vicente Arroyo.

A programação completa pode ser conferida no site www.congressodehepatologia.com.br. Informações e inscrições: (51) 3061-2957
 


Autor: Jorn. Beth Nunes
Fonte:

Imprimir