Estudo da Orizon – empresa líder em serviços para os segmentos de saúde, seguros e benefícios – constatou um aumento médio de 19% no número de procedimentos diagnósticos de Câncer de Mama realizados em outubro, em comparação com os outros meses do ano. O Outubro Rosa é um movimento popular internacional que promove a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.
O levantamento foi feito nos anos de 2013, 2014 e 2015, com base no maior banco de dados da saúde suplementar do país, que contempla 18 milhões de vidas, o que corresponde a 30% do total de brasileiros com acesso a planos de saúde. Foram considerados dois procedimentos de diagnóstico: Mamografia convencional bilateral e Mamografia digital bilateral.
O Câncer de Mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil e responde por 25% dos casos novos a cada ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer - INCA. A estimativa, também do INCA, é o surgimento de 57.960 novos casos da doença durante este ano.
Mas se engana quem pensa que esta é uma doença que acomete apenas as mulheres. Segundo dados da Orizon, 3,25% dos casos de câncer de mama diagnosticados nos anos de 2014 e 2015 foram em beneficiários do sexo masculino. “Constatamos ainda que eles têm se preocupado cada vez mais com a doença. Em 2013, 2031 homens se submeteram aos exames que detectam o câncer de mama, (1% do total de procedimentos realizados). Em 2014 foram 3249 (1,16% do total) e, em 2015, o número de casos subiu para 3750 (1,19% do total)”, revela o pesquisador da Orizon, Bruno Luiz de Carvalho.
A Orizon oferece, para as empresas, consultoria em Economia da Saúde e estudos, como o do câncer de mama, que podem fundamentar avaliações e direcionamento de investimentos em prevenção. Os trabalhos da Orizon têm reconhecimento internacional da ISPOR (Intenational Society for Pharmacoeconomics and Outcomes Research), o maior fórum mundial fármaco-econômico do mundo. Nas edições dos últimos três anos, a Orizon teve 10 estudos apresentados.