Imprimir
 

Serão realizados aproximadamente 240 exames videohisteroscópicos apresentando os mais inovadores sistemas, englobados nas cirurgias Videohisteroscópicas o THERMA CHOICE e o VERSA POINT

Apoio : Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia - FEBRASGO

Apresentação

A Videohisteroscopia Diagnóstica é atualmente um método insubstituível em Ginecologia. Graças ao desenvolvimento de sistemas óticos acoplados a sistemas de imagens, visualiza-se a cavidade uterina incluindo o canal cervical proporcionando diagnóstico ambulatorial preciso de patologias da cavidade uterinas e do endométrio. O método acompanha a mulher em toda as fases da vida. Nas clínicas de infertilidade, de reprodução Assistida, de climatério, de Prevenção e oncologia onde é considerado recurso de inestimável valor. Método que substitui com vantagens as curetagens uterinas. Permite terapêutica cirúrgica minimamente invasiva com ablações endometriais, miomectomias videohisteroscópicas, polipectomias, tratamentos dos defeitos Mullerianos, Biópsias Dirigidas. Enfim oferecendo curta permanência hospitalar e rápido retorno as atividades laborativas da mulher.

Como é o curso?

O módulo prático se realiza em regime ambulatorial um número de 240 exames videohisteroscópicos executados pelos participantes devidamente monitorados pelos professores em pacientes selecionadas. No período noturno, as cirurgias videohisteroscópicas serão acompanhadas em campo e executada pelos professores, num mínimo de 6.

O programa teórico é compatível com a proposta de habilitação pelo Febrasgo através da Comissão Nacional Especializada de Endoscopia. Haverá video-discussão e estudo orientado para prova de avaliação final simulando a prova de habilitação em Endoscopia.

O primeiro dia acontece o módulo teórico organizado com o que há de mais atualizado no momento em videohisteroscopia.

Nos demais estará montado um moderno Centro de Treinamento com 5-6 set de Videohisteroscopia, com equipamentos de alta tecnologia de imagem cedidos pelas empresas patrocinadoras (Storz Deltronix, Edlo) . Com todo conforto e comodidade acontecerá o módulo prático e o restante do módulo teórico até o encerramento do curso que acontece no sábado ás 13h.

As atividades iniciam às 8h e seguem até as 12h com o módulo teórico, após o almoço o hands on de Videohisteroscopia ambulatorial, onde realizaremos perto de 45 à 55 exames/dia neste turno pelos médicos participantes. Ao final do ambulatório, acontecerão sessões de Vídeo discussão e treinamento de cirurgias histeroscópicas e procedimentos mais avançados. Encerrando as atividades do dia por volta das 19h30 e 20h.

Programa Teórico

Técnica em Videohisteroscopia

Indicações e Contra indicações

Fisiologia do Endométrio

Videohisteroscopia em Reprodução humana e Infertilidade

Dificuldades e anestesias em videohisteroscopia

Gerenciamento dos sangramentos uterinos e Anormais

Abordagem dos Pólipos endometriais

Abordagem dos Miomas submucosos

Abordagem das Sinéquias uterinas

Laudos e documentação

Abordagem das hiperplasias endometriais

Adenocarcinoma de Endométrio

Bases da cirurgia Videohisteroscópicas

Ablação de endométrio

Alternativas de destruição endometrial

Complicações da Videohisteroscopia

Módulo Prático

Solicitamos que os colegas participem do módulo prático com roupa branca e/ou jaleco

Histerotraining e instrumental

4-5 Racks de videohisteroscopia

Média mínima de 240 exames histeroscópicos, realizados pelos médicos alunos

Mínimo de 6 cirurgias videohisteroscópicas realizadas pelos professores e acompanhadas pelos alunos

Fornecimento de cópias de trabalhos resumidos sobre os tópicos do módulo teórico

Confecção de laudos de exame e de intercorrências


Autor: Imprensa
Fonte: Cursos médicos

Imprimir