Imprimir
 

A importância da voz e o alerta para problemas de saúde relacionados serão abordados na próxima quarta-feira, dia 19/04

Comemorado no dia 16 abril, o Dia Mundial da Voz será tema de atividades no Hospital Santa Rita (HSR), unidade especializada em prevenção, diagnóstico e tratamento oncológico da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Na próxima quarta-feira, dia 19/04, a partir das 12h30min, no auditório do HSR (Av. Independência, 75 – 3º andar) minipalestras abertas ao público irão tratar de importantes assuntos e curiosidades relativas aos cuidados com a voz e importância dela no dia a dia de todos.

Na abertura, o Dr. Virgilio Zanella irá abordar sobre a prevenção do câncer de laringe, enfermidade que representa 25% dos tumores malignos que acometem a região da cabeça e pescoço. Entre as principais causas da doença estão o uso de cigarros e semelhantes, além da ingestão excessiva de bebidas alcoólicas de qualquer tipo. Por volta das 12h50min, ocorrerá a apresentação do Coral Cantando a Vida, do Grupo de Apoio ao Laringectomizado* da Santa Casa.

*pacientes que tiveram que retirar a laringe e respiram por uma abertura no pescoço.

Na sequência, às 13h05min, o trato vocal e voz de homens e mulheres será tema da apresentação da Dra. Marília Brum, especialista em Otorrinolaringologia. Fechando as palestras, às 13h20min, a fonoaudióloga Karine Schwarz trará como assunto “A voz do transexual”. Sendo a voz um importante instrumento da identidade do indivíduo, muitos transexuais almejam uma voz condizente com a imagem física e para isso precisam adaptar a função vocal. A atividade se encerra com um pocket show da banda General BoniMores, às 13h40min.

No dia 18/04, o grupo musical Voice In irá cantar em algumas áreas da Santa Casa, como refeitório e recepções dos ambulatórios do Hospital Santa Clara e do Hospital Santa Rita, além do setor de quimioterapia do HSR. Ao mesmo tempo, serão distribuídos para os pacientes, acompanhantes e funcionários flyers com dicas para uma voz saudável e maçãs, fruta essa reconhecidamente benéfica para o trato vocal.

O que é um problema de voz?
Qualquer dificuldade na produção da voz pode ser considerada um problema de voz, como rouquidão, cansaço ao falar, voz fina ou grossa demais, fraca ou forte demais.

Rouquidão pode ser sinal de câncer?
Sim. Câncer de laringe geralmente tem como sinal uma rouquidão que dura mais de 15 dias e deve ser necessariamente avaliada por um médico otorrinolaringologista.

Preciso pigarrear para “limpar” a minha voz. Isso é normal?
O pigarro ocasional não faz mal, mas se acontece sempre pode ser sinal de algum problema de voz, alergia, rinite ou sinusite. Se você tem um pigarro insistente, procure um médico otorrinolaringologista para investigar a sua causa.

Fumar e beber álcool faz mal para a voz?
Sim, sem nenhuma dúvida o cigarro e a bebida alcoólica irritam os tecidos da laringe e aumentam as chances do aparecimento de um problema de voz, incluindo câncer de laringe e do pulmão.

Ar-condicionado pode prejudicar a voz?
Algumas pessoas podem ser sensíveis à exposição prolongada ao ar-condicionado, apresentando ressecamento e alteração na voz. Se você trabalha em ambientes com ar-condicionado, tome pequenos goles de água ao longo do dia para combater a secura.

Quais alimentos fazem bem para a voz?

O mel pode ajudar como lubrificante e o própolis tem propriedades anti-inflamatórias, mas nenhum deles é tratamento para um problema de voz. A água também não passa pela laringe, mas a hidratação contribui para o funcionamento das “cordas vocais”, reduzindo o esforço e aumentando o rendimento vocal. Já a maçã possui propriedades adstringentes que ajudam na limpeza da boca e da faringe, melhorando a ressonância da voz; além disso, o movimento de mastigar a maçã deixa mais solta a musculatura responsável pela articulação das palavras.


Autor: Tiago Vasques
Fonte: CDN

Imprimir